Moita incentiva prática da Agricultura Biológica

Agricultura Biológica e compostagem em todas as escolas do concelho  

A propósito da 8ª edição da Semana da Primavera Biológica, iniciativa do Movimento Plantar Portugal que irá decorrer entre 19 e 25 de Março, a Câmara da Moita divulga os três principais projetos que tem vindo a dinamizar, junto de diferentes públicos, com o objetivo principal de sensibilizar para os benefícios da Agricultura Biológica para a Saúde e o Ambiente: “Agricultura Biológica e Compostagem nas Escolas”, “Mãos à Horta” e “Biofesta – Mostra de Projetos e Produtos Biológicos”. Para a autarquia, "a presença de hortas pedagógicas em modo biológico no espaço escolar, juntamente com a prática da compostagem, permite sensibilizar a comunidade escolar para as questões relacionadas com o Ambiente, criando uma consciência ecológica e contribuindo para a formação de cidadãos mais responsáveis", diz a Câmara da Moita em comunicado.
Cada vez mais pessoas aderem à agricultura biológica na Moita 

Um projeto com quase 20 anos – foi lançado em 1999 –, o “Agricultura Biológica e Compostagem nas Escolas” continua a ser um sucesso junto das escolas básicas de 1º ciclo e do pré-escolar, envolvendo, neste ano letivo (de Outubro a Junho), 52 turmas de 16 estabelecimentos de ensino do concelho da Moita.
As escolas (professores e alunos) são desafiadas a desenvolver uma horta biológica e compostagem de resíduos orgânicos. A Câmara da Moita assegura sessões técnico-práticas na escola junto de cada turma envolvida, realiza visitas técnicas de acompanhamento e disponibiliza apoio material para o desenvolvimento da horta e da compostagem, bem como fichas de apoio ao docente.
Neste ano letivo, a Câmara da Moita lançou o Concurso de Espantalhos junto de todas as turmas que participam neste projeto municipal. Os espantalhos vão estar expostos durante a Biofesta – Mostra de Projetos e Produtos Biológicos, em Maio, e posteriormente serão colocados nas hortas biológicas dos respetivos estabelecimentos de ensino.
À turma vencedora, a Câmara oferece uma viagem a um parque temático e as turmas que se classificarem em segundo e terceiro lugar vão receber um jogo didático.

“Mãos à Horta” – Curso de Tempos Livres
Desde 2002 que a Câmara da Moita promove o Curso de Tempos Livres “Mãos à Horta” para munícipes que possuam terreno disponível e, mais recentemente, abriu esta iniciativa a todos os residentes no concelho da Moita que queiram aprender a fazer uma horta biológica nas suas varandas ou terraços.
"A criação de hortas biológicas e suas sebes vivas contribui para o desenvolvimento de áreas verdes e manutenção da diversidade biológica. O domínio das práticas básicas do cultivo de vegetais permite uma ligação fundamental à terra, bem como a aquisição de conhecimentos de sobrevivência. Além disso, a horticultura é também um modo interessante e útil de aproveitamento de tempos livres", sublinha a autarquia.
O Mãos à Horta vai realizar-se em cinco sábados, entre Abril e Maio (14 e 21 de Abril, 5, 12 e 26 de Maio), entre as 15 e as 18 horas, nas instalações municipais junto ao Viveiro Municipal, na Quinta do Matão (Estrada Moita-Alhos Vedros).
Para participar, basta inscrever-se até ao dia 5 de abril e assumir o compromisso de que, ao longo do curso, irá desenvolver uma horta na sua varanda, terraço ou quintal, aplicando técnicas de agricultura biológica.
A ficha de inscrição pode ser descarregada aqui.

Biofesta a 27 de Maio 
A Biofesta – Mostra de Projetos e Produtos Biológicos, já na sua 14ª edição, vai realizar-se no dia 27 de Maio, no Largo Conde Ferreira, na vila da Moita, integrada no programa da tradicional Feira de Maio, e resulta de uma parceria entre a Câmara da Moita e o Centro de Formação das Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita.
A Biofesta é "um evento que decorre em ambiente informal e descontraído, onde são divulgados não só os projetos das hortas biológicas escolares, mas também os produtos hortícolas de micro-produtores locais e comercializados diversos produtos biológicos certificados", realça a autarquia da Moita.
O programa da Biofesta conta com workshops, degustação de snacks e refeições saudáveis, atividades lúdicas e pedagógicas para crianças, exposição de espantalhos e animação musical.

Agência de Notícias com Câmara da Moita
Leia outras notícias do dia em 

Comentários