Meia Maratona quer bater recorde em Setúbal

Primeiro fim de semana de Maio reservado para a maior corrida da cidade 

A Alegro Meia Maratona de Setúbal está de volta à estrada, com a edição deste ano, na qual se perspetiva um número recorde de participantes, a regressar ao primeiro fim de semana de Maio e a atribuir prémios monetários. O evento desportivo promovido pela Câmara de Setúbal, com o patrocínio principal do Alegro Setúbal e organização técnica da HMS Sports, realiza-se a 6 de Maio. No mesmo dia, à mesma hora, além da competição principal, com um percurso entre o urbano e o natural, realiza-se a Corrida das Famílias, prova de caráter popular na distância de 5,5 quilómetros, enquanto no dia anterior, a 5, às 16 horas, há a Corrida Miúdos Alegro, para os mais novos. A Alegro Meia Maratona de Setúbal, apresentada no dia 12 em conferência de imprensa, no centro comercial, conta, em apenas duas semanas, já com meio milhar de inscrições, o que faz perspetivar uma participação recorde no evento que se assume como a festa do atletismo. 
A vencedora do ano passado, Isabel Silva, vai voltar este ano 

“Este é o evento que fomenta o usufruto da cidade para a prática desportiva”, sublinhou o vice-presidente da autarquia, Manuel Pisco.Sobre as inscrições já garantidas, realçou que “Setúbal está habituada a bater recordes” e, por isso, os números atuais constituem “um bom pronúncio” para garantir a maior participação de sempre na prova.
Uma das novidades, além do regresso ao primeiro fim de semana de maio, é a atribuição de prémios monetários aos cinco primeiros classificados, tanto em masculinos como em femininos. “É um incentivo para fazer crescer a prova, que mantém a filosofia de correr pelo desporto”, referiu o autarca.
A competição resulta de uma parceria de quatro anos entre a autarquia e o Alegro Setúbal, cooperação que, destacou o diretor-geral da Auchan, Mário Costa, tem permitido “crescer ano após ano, sempre com a garantia de mais qualidade para todos os que participam”.
Hugo Sousa, da HMS Sports, empresa responsável pela organização técnica da prova, adiantou que o percurso, este ano com mais “pontos de apoio e abastecimento para os atletas”, mantém-se inalterado, com partida no Alegro Setúbal e meta instalada na Avenida Luísa Todi, junto do Largo José Afonso.
A prova principal, com 21,0975 quilómetros, é realizada maioritariamente em circuito urbano, mas conta, tal como na edição anterior, com passagem pelo Parque Natural da Arrábida. “O grande desafio da competição é a ida à Arrábida, o que torna a prova mais interessante”, destacou.
A edição 2018 da Alegro Meia Maratona de Setúbal renova a certificação de três estrelas atribuída pela European Athletics, o que reforça a qualidade da prova e realça a excelência da cidade na promoção da atividade física, num contributo para uma maior visibilidade de Setúbal a nível nacional e internacional.
A apresentadora de televisão Isabel Silva, que no ano passado venceu a Alegro Meia Maratona de Setúbal, volta a ser madrinha do evento. “Enche-me de orgulho voltar a fazer esta prova, que tem um dos percursos mais bonitos de Portugal, da emblemática Avenida Luísa Todi à desafiante Serra da Arrábida”.
Sobre a participação na prova deste ano, Isabel Silva garante não estar obcecada em ganhar. “Corro por prazer e pelo desafio constante. Não sei se vou repetir a vitória, mas vou dar o meu melhor. Acredito que a vida começa quando saímos da zona de conforto e é por isso que me atrai correr”.

Inscrições já estão abertas 
A Alegro Meia Maratona de Setúbal volta a integrar uma meta-volante, ao quilómetro dez, em plena Serra da Arrábida, com troféus para o primeiro homem e para a primeira mulher a passarem por este local, desde que cumpram a totalidade dos 21,0975 quilómetros da prova.
A par da vertente competitiva, e com partida à mesma hora, o evento propõe a Corrida das Famílias, iniciativa de caráter popular, num trajeto com 5,5 quilómetros, entre o centro comercial e a Avenida Luísa Todi, em que os atletas participam a correr ou simplesmente a caminhar.
No dia 6, o parque de estacionamento P4 do Centro Comercial Alegro Setúbal está reservado aos participantes, enquanto são assegurados bengaleiro, banhos no Clube Naval Setubalense e serviço de transporte para acompanhantes entre a partida e a meta. A cerimónia de pódio está agendada para as 12 horas, no Auditório José Afonso.
O arranque do fim de semana desportivo é feito logo no dia 5, com a Corrida Miúdos Alegro, que se realiza a partir das 16 horas, junto da entrada principal do Alegro Setúbal, prova com distâncias que variam entre os 200 e os 1000 metros, para crianças nascidas entre 2005 e 2013.
As inscrições, a decorrer, podem ser feitas na página oficial da Alegro Meia Maratona de Setúbal, em www.alegromeiamaratonadesetubal.pt. Para a prova principal o valor é de 12 euros se forem realizadas até 31 de Março e de 13 até 30 Abril. O valor passa a 14 euros para as inscrições até 6 de Maio.
Para a Corrida das Famílias, feita a vários ritmos e que proporciona momentos desportivos com recreação, as inscrições custam sete euros até 31 de Março, oito até 30 de Abril e dez até 6 de Maio. Já a Corrida Miúdos Alegro tem participação gratuita.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários