Jovens deputados debatem igualdade em Setúbal

“Um contributo para que se consolide a vertente democrática”

A igualdade de género centra as atenções na sessão do círculo eleitoral de Setúbal do Parlamento dos Jovens Secundário, com seis dezenas de estudantes a debater, esta terça-feira, na Casa do Largo, recomendações para a construção de uma sociedade mais justa. O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, organizada em colaboração com o Ministério da Educação e o Instituto Português da Juventude, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas da atualidade. 
Jovens apresentam novas ideias para a política nacional 


“Igualdade de Género – um debate para tod@s” dá tema à edição 2017/2018 da iniciativa que começa nas escolas e que, depois da realização de sessões distritais, como a de Setúbal, culmina num encontro nacional em que os participantes defendem as suas ideias na Assembleia da República.
Na sessão de abertura do encontro, o vereador da Juventude na Câmara de Setúbal, Pedro Pina, destacou a importância da iniciativa. “Este é um tema atual e que importa debater, através de novos olhares e perspetivas, com vista à construção de uma sociedade mais justa e equitativa”.
Para o cumprimento deste objetivo, o autarca defendeu a ideia de que a transformação e o desenvolvimento das sociedades começa agora e não no futuro. “Cada um de vós é o presente e, nesse sentido, as ideias diferenciadoras que hoje aqui apresentam são fundamentais para esse ímpeto”.
Sandra Cunha, deputada da Assembleia da República eleita pelo Bloco de Esquerda, vincou a pertinência da temática que gera a discussão e o debate do Parlamento dos Jovens Secundário deste ano. “É um assunto na ordem do dia e crucial para se conseguir chegar a uma sociedade igualitária”.
A parlamentar reforçou que o tema em análise é relevante à escala mundial. “A luta travada pela igualdade de género é global e feita nas mais variadas esferas de intervenção das sociedades”.
Já o delegado regional de educação de Lisboa e Vale do Tejo, Francisco Neves, sublinhou que as ideias transmitidas pelos jovens nesta iniciativa, que apresenta “um tema estruturante”, constituem “um importante contributo para que se consolide a vertente democrática”.
Para a diretora regional do Instituto Português da Juventude, Eduarda Marques, o Parlamento dos Jovens é “um exemplo de boas práticas de cidadania” e uma oportunidade “para debater questões e desfazer preconceitos e desigualdades que ainda imperam”.
Na sessão do círculo eleitoral de Setúbal do Parlamento dos Jovens, ainda a decorrer, com representantes de perto de duas dezenas de escolas, é aprovada uma recomendação pelo distrito a apresentar na Assembleia da República e são eleitos os deputados que participam nesse encontro.
A sessão nacional do Parlamento dos Jovens, a decorrer na Assembleia da República, está agendada para 14 e 15 de Maio, sendo o primeiro dia dedicado a reuniões de comissões e o segundo à realização da sessão plenária na qual é aprovada a recomendação final sobre “Igualdade de Género”.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários