GNR do Montijo apreende cocaína no valor de 20 milhões

Tribunal do Barreiro decreta prisão preventiva para os quatro detidos 

Uma operação da GNR na zona do Montijo levou, na madrugada de terça-feira, à apreensão de cerca de 340 quilos de cocaína, uma quantidade que poderia valer perto de 20 milhões de euros caso chegasse ao mercado. Foram detidas quatro pessoas, que têm entre os 52 e 62 anos. Para além da droga em estado puro, foram apreendida viaturas e milhares de euros em dinheiro.  Os quatro homens detidos foram presentes ao tribunal do Barreiro, esta quinta-feira, e ficaram em prisão preventiva, anunciou a GNR em comunicado.  Alegadamente, trata-se de uma rede internacional que fazia entrar a droga em Portugal dentro de embalagens de eletrodomésticos. Esta operação resulta de uma investigação da Núcleo de Investigação Criminal da GNR do Montijo e decorreu em simultâneo nos distritos de Setúbal, Santarém, Portalegre e Viseu.
Suspeitos vão aguardar julgamento na prisão 

Os quatro homens detidos na sequência da apreensão de 340 quilogramas de cocaína, após buscas realizadas em Santarém, Portalegre e Viseu, ficaram em prisão preventiva.
De acordo com o comunicado da Guarda Nacional Republicana (GNR), os detidos foram presentes no Tribunal Judicial do Barreiro na quarta e quinta-feira, tendo-lhes sido decretada a medida de coação mais gravosa.
A GNR anunciou na terça-feira a apreensão de 340 quilogramas de cocaína, avaliada em mais de 20 milhões de euros, e a detenção de quatro homens, após buscas realizadas nos distritos de Santarém, Portalegre e Viseu.
Em comunicado, o Comando Territorial de Setúbal, através do Núcleo de Investigação Criminal do Montijo, indicou que os suspeitos, com idades entre os 52 e os 62 anos, foram detidos no âmbito de uma investigação com 10 meses e que permitiu apreender agora cerca de 340 quilogramas de cocaína “com elevado grau de pureza”, equivalente a mais de 1,7 milhões de doses.
Fonte ligada à investigação explicou que a cocaína apreendida tem um valor de mercado superior a 20 milhões de euros.
Durante esta operação - que incluiu sete buscas, três das quais domiciliárias, nos distritos de Santarém, Portalegre e Viseu -, os militares da GNR apreenderam também duas viaturas de alta cilindrada, quase 739 mil bolívares em numerário (moeda oficial da Venezuela) e 21 mil 600 euros.
A GNR apreendeu ainda seis computadores portáteis, cinco telemóveis, um ‘tablet’ e uma máquina automática para contagem de notas.
Os quatro suspeitos foram detidos na posse de 340 quilos de droga, que traziam para Portugal ocultada em eletrodomésticos. Dois irmãos, que estiveram muitos anos emigrados na Venezuela, lideravam a rede que usava o negócio legal de importação de máquinas para fazer entrar a droga no país.
Em Maio do ano passado, durante uma outra operação que decorreu no Montijo, também inserida na mesma investigação, os militares da GNR apreenderam cerca de 19 quilos de cocaína, que dariam para mais de 188 mil doses individuais.

Agência de Notícias com Lusa 
Leia outras notícias do dia em 


Comentários