Encontro de Empresárias de Sesimbra reuniu 50 mulheres

As mulheres ainda não têm um papel predominante no mundo empresarial

Mais de cinquenta mulheres, de várias idades e setores de atividade, participaram no III Encontro de Empresárias do Concelho de Sesimbra, que decorreu em Santana. A iniciativa contou com a presença de Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal, e de Odete Graça, presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra. O papel diferenciador das mulheres como empresárias, o equilíbrio entre a vida profissional e familiar, a maternidade ou a igualdade de oportunidades foram alguns dos assuntos apresentados neste encontro, organizado pelo Gabinete de Apoio ao Empresário, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher.
Empresárias discutiram o papel da mulher em Sesimbra 

"Agradeço a vossa presença neste espaço, recentemente inaugurado, que também se enquadra naquilo que é a aposta do município no quadro do desenvolvimento económico e de novos empreendedores, e estão entre nós algumas empresárias que desenvolvem neste espaço a sua atividade", começou por dizer o presidente da autarquia acrescentando que "temos um concelho marcante, cheio de história e com possibilidade para novos mercados de negócio". Para o autarca é fundamental unir esforços na construção de um município mais forte. "Espero que possam trocar ideias, vivências e experiências e que este encontro possa também ser um espaço de convívio e confraternização", realçou o autarca.
Odete Graça fez questão de lembrar que, apesar dos caminhos percorridos, ainda existe discriminação entre homens e mulheres. "Gostaria de vos saudar e de reconhecer o valor do trabalho que têm desenvolvido, e o senhor presidente já o fez numa forma particular, com destaque para o papel diferenciador que as mulheres têm tido no nosso concelho, mas ainda não temos a total igualdade de género e isso é visível, tanto em Portugal como na Europa, por exemplo nos conselhos de administração as mulheres ainda não têm um papel predominante".
Para a presidente da Assembleia Municipal ainda há um diferencial de 25 por cento. "Mesmo com formação superior as mulheres não assumem lugares pioneiros e de dianteira na gestão de empresas ou entre outros cargos de relevância. A Comissão Europeia realmente recomenda uma determinada percentagem mas, infelizmente, não passa disso".

"Temos que ouvir o nosso corpo e ser menos autocríticas"
Depois dos discursos seguiram-se duas comunicações, uma pela presidente da WomenWinWin, Maria José Amich, e outra da Sinapse – Consultório de Neuropsicoterapia, de Teresa Carvalho.
Na primeira, foi feita uma apresentação histórica sobre o papel das mulheres ao longo dos tempos e dado a conhecer o projeto WomenWinWin, criado para promover e fortalecer o empreendedorismo de mulheres. "A nossa missão é criar um ecossistema que incentive o desenvolvimento da liderança feminina, numa comunidade onde as mulheres possam partilhar objetivos, valores, vontades, contactos, ideias e experiências", explicou Maria José Amich.
Teresa Carvalho fez um exercício sobre a relação e realização pessoal, a gestão do stress e como conciliar a família e os negócios. "A nossa questão biológica não ajuda, é da natureza da mulher cuidar e a nossa carga é muito maior relativamente às dos homens, está provado". Mas para a psicóloga é fundamental a mulher saber gerir a sua vida e estar atenta a sinais de alerta. "Temos que ouvir o nosso corpo e ser menos autocríticas com nós próprias. Se estamos a dormir ou a comer mal, se sentimos falta de energia então temos que perceber se a carga é positiva ou negativa, e o que é benéfico ou prejudicial ao nosso corpo e mente", explicou Teresa Carvalho
O III Encontro de Empresárias do Concelho terminou com um jantar convívio, num restaurante local.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra

Comentários