Biblioteca abriu em Azeitão no sábado

"Mais um passo marcante na criação e requalificação de equipamentos culturais essenciais"

Azeitão conta desde o dia 10 com uma nova biblioteca municipal, equipamento cultural que resulta da reformulação do polo bibliotecário localizado no antigo Museu Sebastião da Gama e que abriu agora ao público totalmente renovado e modernizado. Com mais espaço, mais espólio documental e melhores condições logísticas em relação ao antigo polo, a nova Biblioteca de Azeitão, em Vila Nogueira, foi oficialmente inaugurada numa cerimónia que, entre outras individualidades, contou com as presenças da presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, dos vereadores Pedro Pina e Carla Guerreiro e da presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves. Maria das Dores Meira descreveu o momento como “mais um passo marcante na criação e requalificação de equipamentos culturais essenciais” no concelho de Setúbal.
Azeitão já tem nova biblioteca em funcionamento  

Entre livros, revistas, CD, DVD e conteúdo multimédia, a nova biblioteca municipal azeitonense está preenchida com um espólio documental com cerca de cinco mil exemplares com conteúdos orientados tanto para adultos, como para o segmento infantojuvenil.
Este espólio tem origem, em parte, no Fundo Local dos Serviços Centrais da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal e num investimento feito na aquisição de novos conteúdos.
“Esta renovada casa de livros que agora volta a oferecer as suas estantes de sabedoria a todos os azeitonenses resulta do labor de vários serviços municipais”, salientou a autarca, que destacou ainda o apoio prestado pela Junta de Freguesia de Azeitão e a qualidade da obra, conduzida pela empresa RCSM.
O projeto foi executado no edifício onde, até há pouco tempo, funcionou o Museu Sebastião da Gama, no qual existia um polo da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.
As obras consistiram na adaptação do imóvel para funcionar em exclusivo como espaço bibliotecário.
Os principais objetivos da modernização do edifício relacionam-se, essencialmente, com a criação de condições para aumentar o conforto oferecido aos utilizadores, patente, por exemplo, no reforço de toda a caixilharia instalada no edifício.

O que pode encontrar na nova biblioteca
A Biblioteca de Azeitão tem duas salas de consulta no piso térreo, uma para adultos e outra para público infantojuvenil, enquanto no primeiro andar, servido tanto por escadas, como por elevador, localiza-se uma ampla sala polivalente, assim como dois gabinetes de apoio técnico.
A sala polivalente pode acolher o mais variado tipo de ações, casos das Animações de Leitura, da Hora do Conto e das reuniões do Grupo de Leitura, previstas na programação regular do espaço, assim como exposições, de que é exemplo “Artistas no Feminino”, mostra coletiva de 31 artistas plásticos, organizada pela Junta de Freguesia de Azeitão, que inaugurou o espaço e que fica patente até 10 de Abril.
A Biblioteca de Azeitão, com cinco funcionários ao serviço do público, faculta, ainda, acesso gratuito à internet e a consulta do Fundo Local.
Nas situações em que os utilizadores da biblioteca azeitonense necessitem de uma obra localizada unicamente no espólio de Setúbal, esta pode ser requisitada, com os serviços a garantirem que estará disponível no dia seguinte.

Museu Sebastião da Gama com espaço na casa de Luísa da Gama
Em relação ao Museu Sebastião da Gama, a presidente da Câmara de Setúbal adiantou que “passará a ter novo espaço na casa de Luísa da Gama, sua companheira de sempre e para sempre”, na qual será instalado o espólio do poeta, o que se traduz numa “enorme revalorização dos aspetos ligados à sua vida e obra”.
A criação do futuro espaço museológico, adiantou, contará com a colaboração estreita da Associação Sebastião da Gama.
Estas mudanças representam, destacou a autarca, “mais um passo marcante na criação e requalificação de equipamentos culturais essenciais no concelho”, recordando que, só em Azeitão, foi inaugurado há apenas pouco mais de uma semana o segundo centro concelhio de apoio a atividades desportivas na serra, o GoArrábida, e os campos Arrábida Padel.
Maria das Dores Meira salientou o trabalho que a Câmara Municipal, em parceria com as juntas de freguesia, tem realizado no sentido levar à população de todo o concelho uma programação cultural diversificada.
“Renovámos equipamentos, construímos novos espaços de promoção da cultural e do desporto, incentivámos as nossas associações e animadores culturais a fazer mais e melhor. Mas fizemo-lo com a participação de muitos, com o empenhamento de todos os que se interessam pela vida da sua terra”, frisou.
A nova Biblioteca de Azeitão, localizada na Rua de Lisboa, em Vila Nogueira de Azeitão, está aberta ao público de segunda a sexta-feira das nove às 12h30 e das 14 às 17h30 e aos sábados das 14 às 18 horas.
O espaço pode ser contactado através do telefone 212 188 398 e do endereço de correio eletrónico biblioteca.azeitao@mun-setubal.pt.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários