PSP celebra 91.º aniversário na cidade de Setúbal

“A segurança de pessoas e bens é uma das funções inalienáveis do Estado”

A cooperação entre a Câmara de Setúbal e a PSP foi destacada esta terça-feira na cerimónia do 91.º aniversário da força de segurança no distrito de Setúbal. “Mantemos, desde sempre, com o Comando Distrital de Setúbal uma grande proximidade, alicerçada em permanentes relações de cooperação que visam a sensibilização das nossas populações para as questões de segurança”, sublinhou o vereador com o pelouro da Proteção Civil na autarquia, Carlos Rabaçal, na sessão solene evocativa dos 91 anos do comando da PSP, realizada no Cinema Charlot – Auditório Municipal. O autarca recordou que “a segurança de pessoas e bens é uma das funções inalienáveis do Estado”, a qual “não pode ser descurada seja a que pretexto for”, e garantiu que a autarquia sadina continua disponível para apoiar sempre a PSP.
Polícia de Segurança Pública está na cidade há 91 anos 

“Continuamos, contudo, a defender melhores forças policiais e agentes ainda mais próximos das populações, que saibam e queiram realizar o policiamento de proximidade que faz com que as pessoas reconheçam no agente policial aquele que representa o Estado de direito com quem contratualizaram a sua segurança e em quem confiam profundamente”, disse o responsável pela Proteção Civil da Câmara sadina.
Carlos Rabaçal salientou a redução da criminalidade participada no distrito nos últimos anos, resultado para o qual a PSP assume um “papel preponderante”.
Sobre esta matéria, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que presidiu à cerimónia, revelou que os últimos dados referentes a 2017 apontam para uma “redução muito significativa” da criminalidade violenta e grave no distrito, da ordem dos 14 por cento face a 2016.
De acordo com o governante, este resultado “não só acompanha como vai além da tendência nacional de descida deste tipo de criminalidade, que é globalmente positiva”.
Eduardo Cabrita destacou, igualmente, o aumento do investimento na segurança inscrito no Orçamento do Estado para 2018, que contempla, no distrito, a construção de novas instalações para a PSP, nomeadamente no Seixal e no Barreiro.
No final da cerimónia, que contou ainda com as presenças do comandante distrital de Setúbal da PSP, Viola da Silva, e do diretor nacional, Luís Farinha, entre outras individualidades, foram entregues condecorações de mérito a diversos agentes policiais.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

Comentários