Distrito de Setúbal com presença forte na BTL

Turismo do distrito desfila na capital do turismo 

Promoções e sorteios especiais para todos os destinos que possa imaginar. Está aí mais uma edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a maior feira de turismo do país, que acontece de 28 de Fevereiro a 4 de Março na FIL, em Lisboa. Este ano, Marrocos é o país convidado do evento, enquanto o Centro de Portugal é o destino nacional em destaque. A região de Setúbal está representada este ano com todos os municípios. As Câmaras de Palmela, Setúbal e Sesimbra participarão na apresentação, nesta quarta-feira, do mapa do Parque Natural da Serra da Arrábida. No sábado, à tarde, há a apresentação pública da XVIII Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, no stand da autarquia da Moita. Alcochete, Montijo, Seixal, Barreiro, Alcácer do Sal e Grândola também apostam forte na "promoção turística" da região. A edição deste ano da BTL contará com mais de mil expositores e há 10 mil vagas de emprego no sector do turismo para preencher.  À semelhança dos anos anteriores, os primeiros dois dias são apenas para profissionais. A feira abre ao público na sexta-feira, às 18 horas. No fim-de-semana, abre ao meio-dia e é para todos. A entrada custa cinco euros e há descontos para estudantes, seniores e crianças. 
Maior feira de turismo começa hoje em Lisboa 

Há 10 mil vagas de emprego no sector do turismo para preencher na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). O evento decorre entre 28 de Fevereiro e 4 de Março na FIL, em Lisboa.
Mais de meia centena de empresas, sobretudo hotéis, vão marcar presença nesta bolsa de empregabilidade. Os candidatos vão poder conhecer as oportunidades nos dias 2 e 3 de Março.
Esta edição contará com áreas para entrevistas e momentos de formação. O foco volta-se da procura do primeiro trabalho para todos aqueles que querem mudar de emprego e apostar no sector do turismo.
Na 30ª edição da BTL, entre os 41 destinos internacionais que vão marcar presença, Marrocos é o país convidado. O país do norte de África recebeu 87 mil portugueses no ano passado, um crescimento de 25 por cento face a 2016.
Também a região Centro de Portugal vai estar em destaque, para recuperar do "período difícil" dos incêndios do ano passado. Para "curar as feridas", diz Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, a aposta será feita num turismo ligado ao património e à cultura bem como no turismo religioso.
A BTL contará com mais de 1300 entidades e empresas e espera receber mais de 1500 profissionais do sector vindos do estrangeiro. "A BTL é um espaço de festa: festa de negócio e de mobilização dos portugueses para o turismo", considerou Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, em conferência de imprensa.
A maior mostra do sector do turismo em Portugal espera receber 75 mil visitantes. Os portugueses vão ter ainda a oportunidade de tirar uma "selfie" com o Óscar de melhor destino turístico do mundo ganho nos World Travel Awards em 2017.

Palmela, Sesimbra e Setúbal promovem Arrábida
Palmela apresenta festas, gastronomia e vinhos 
O município de Palmela vai ser um dos que vai estar presente na Bolsa de Turismo de Lisboa.  O convite foi endereçado à Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e Palmela vai ser um dos 18 concelhos desta região a marcar presença na Bolsa de Turismo.
No dia de abertura deste evento, 28 de Fevereiro, os municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra vão participar na apresentação do mapa do Parque Natural da Serra da Arrábida, criado pela editora Adventure Maps. Este mapa é legendado em cinco idiomas e inclui uma rede de percursos pedestres do parque e pontos turísticos de interesse.
Para além desta apresentação, a representação de Palmela também vai realizar reuniões com agentes e operadores turísticos nacionais e internacionais, a distribuição de materiais de promoção turística, momentos de degustação de vinhos de Palmela e da região e outros produtos locais, bem como prevê a realização de sorteios alusivos à campanha turística “Palmela Conquista”, potenciando a adesão ao Palmela Tourist Card.
Do programa de animação de Palmela fazem, ainda, parte demonstrações da iniciativa “Mercado Caramelo”, com degustação de Sopa Caramela, bem como momentos de artesanato “ao vivo” e danças medievais, que promoverão a Feira Medieval de Palmela.
As marchas populares de Águas de Moura também estarão presentes, a par da Rainha das Vindimas e damas de honor, em representação das tradições locais. A Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal marcará presença no certame com a realização de provas de vinhos, nomeadamente, Moscatel de Setúbal.

Apresentação da XVIII Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo no sábado 
O município da Moita volta a marcar presença na maior feira de turismo nacional. No seu espaço, inserido na Região de Turismo de Lisboa, o município da Moita apresenta-se como um destino que vale a pena conhecer melhor, a Sul do Tejo, através de vários materiais informativos.
Do programa de iniciativas, consta ainda a apresentação da XVIII Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, no sábado, e as apresentações do Percurso Interpretativo do Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos, do novo Percurso Turístico Audioguiado “Baixa da Banheira, Conta-me Histórias”, da Feira Medieval de Alhos Vedros e do 7º BB Blues Fest, no último dia do certame.
Passe por lá e participe também no passatempo do município da Moita, habilitando-se a ganhar um bilhete duplo para um Passeio pelo Tejo, a bordo do varino municipal “O Boa Viagem”.

Alcochete mostra-se ao mundo na BTL 
Alcochete com forte presença na BTL 

A Câmara de Alcochete também vai estar presente na edição 2018 da BTL, na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.
Na edição 30 do evento que é considerado uma referência para o turismo nacional e internacional, Alcochete "vai promover o património natural, cultural e identitário, a gastronomia e os produtos endógenos, que traduzem um concelho abraçado pelo Tejo e onde o Bote Leão é rei", diz a autarquia.
Integrado no stand da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, o espaço 'Alcochete' visa "promover as potencialidades turísticas territoriais, numa estreita colaboração com entidades e agentes económicos locais, nomeadamente, a Adega dos Sabores, Alcach Bar, Doces da Titi, Intermarché de Alcochete, Fundação das Salinas do Samouco, Hotel Al-Foz, Legumes de Portugal, padarias Piqueira, Popular e Sena, Quinta à Mesa e ainda Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898", explica a Câmara.
Durante os cinco dias do certame, a Autarquia organiza um passatempo em colaboração com agentes económicos locais, com o objetivo de promover um conjunto de experiências a realizar em Alcochete, no sentido de conduzir a uma visitação efetiva ao nosso território e a uma promoção integrada da oferta turística local.
Colaboram com a câmara municipal neste passatempo as unidades de alojamento e hotelaria – Alcochete House, Casas Paixão do Tejo e Hotel Al-Foz; os restaurantes – Al’Kawa Sushi Bar, Barrete Verde, Cantinho do Ti-Tonho, Dom Peixe e Solar do Peixe; unidades de animação noturna – Alcach Bar, Adega dos Sabores e O Pelourinho e a Fundação das Salinas do Samouco.
No espaço Alcochete não faltará a "famosa fogaça de Alcochete e o tradicional arroz doce branco! Contamos ainda com a visita de um flamingo muito especial! Visite-nos e conheça as nossas ofertas turísticas!", conclui a autarquia ribeirinha.

Festas de São Pedro e turismo de aventura são apostas fortes do Montijo
Festas de São Pedro, no Montijo, divulgadas ao mundo 
O Montijo vai estar, mais uma vez, presente para exibir todas as suas qualidades e promover as potencialidades do concelho.
No dia da inauguração oficial, 28 Fevereiro, pelas 16 horas, o município aposta em dois dos seus produtos de excelência: os vinhos, com um moscatel de honra em colaboração com a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, e as flores com a oferta de gerberas, em parceria com a marca Flores do Montijo.
Alguns promotores turísticos do concelho, vão apresentar as suas atividades e serviços no dia 1 de Março, entre as 17 e às 18 horas. No dia seguinte (2 de Março), no mesmo horário, a Cerveja Aldeana vai estar presente para uma degustação dos seus produtos. Um momento promocional desta marca montijense, com o qual se pretende potenciar o território do concelho do Montijo, quer pela alusão histórica ao nome de Aldeia Galega do Ribatejo (atual Montijo), quer pelo contexto da sua associação à gastronomia local.
No dia 3 de Março, a partir das 18 horas, vai ser apresentada a reedição do roteiro “O Azulejo no Montijo”, seguindo-se um momento musical pelos alunos da Escola de Música da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, Música de Câmara - “Sons do Património”. Neste dia, o município vai também promover a Zona Este do Concelho (freguesias de Pegões e Canha), em particular as suas potencialidades para a promoção de atividades relacionadas com desporto de natureza e de aventura.
Para finalizar a presença do Município do Montijo na BTL, o dia 4 de Março, vai ser dedicado à promoção das Festas Populares de São Pedro. A partir das 16h30, em articulação com a Comissão de Festas e a Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense vai haver animação com a Charanga da Ramboia, oferta de folhetos e de pulseiras promocionais das Festas de S. Pedro e uma degustação de massinha de peixe, confecionada e servida por pescadores do Montijo, e de vinhos pela Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões.

Barreiro divulga eventos e doçaria local 
O município do Barreiro irá estar representado, prestando informações e distribuindo materiais promocionais do concelho. Durante os cinco dias de feira, o Barreiro irá promover uma campanha que convida o público a passar o dia no Concelho, oferecendo vouchers de descontos nos seguintes restaurantes, alojamento, entretenimento e aluguer de viaturas: Restaurantes: A Petisqueira; A Tasca da Galega; A Tentadora; Aqui Há; Casa do Hugo; Casa Transmontana; Casa Velha; Coffeetaria; Dez Reis; Empório dos Sabores; Marcos – Prazer à Mesa; O Brasão; O Mário 100 Espinhas; Sushi Ko; Talho Central; Trazvinho; Verde Minho; Zeppelin e Residencial Príncipe.
O Barreiro vai ainda promover,  a 1 de Março, a apresentação da Empresa de Animação Turística Tuga Natura/Lazer Adventures e oferecer, para degustação, doçaria típica do Barreiro, nomeadamente as famosas Bolas de Manteiga.
No sábado, pelas 17 horas, há animação musical com Fast Eddie Nelson, no âmbito da promoção do Festival Barreiro Rocks.

Grândola promove potencialidades turísticas do concelho
No espaço promocional dinamizado pela Autarquia integrado no stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo - o maior stand do certame – os técnicos municipais de turismo vão dar a conhecer aos visitantes e ao mundo as caraterísticas ímpares do nosso território: a frente atlântica com 45 quilómetros de praias acessíveis, a preservação natural e ambiental dos habitats, a genuidade dos espaços rurais e das pequenas aldeias e o património histórico e cultural de grande relevo.
Na 30ª edição da BTL, o Executivo Municipal aposta no enfoque para o Turismo Natureza, na promoção dos Percursos Pedestres, Birdwatching e Provas Desportivas.
Artesanato, Vinhos, Produtos Regionais e Gastronomia são igualmente objectos de promoção do Concelho, que à semelhança do ano passado, mostra em Lisboa o que de melhor se faz por cá, contando com a participação de artesãos locais a trabalharem ao vivo, e produtores regionais com provas de vinhos e degustações.
Destaque no domingo para as açordas, que vão ser confeccionadas ao vivo pelo responsável da “Casa de Pasto” e para a música tradicional pelo grupo da casa do povo de Melides que vai executar a Valsa Mandada.
O Município de Grândola aproveita a BTL para promover os seus eventos de maior relevo, nomeadamente a AR PURO – Feira de Caça, Pesca e Atividades ao Ar Livre, as Comemorações do 25 de Abril, a Rota das Tabernas, a Ultra Maratona Atlântica Melides-Tróia, a Feira de Agosto e a Feira de Chocolate.
"Recordamos que Grândola, ao nível turístico e segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística, é o Concelho da NUT III - Litoral Alentejano que obteve em 2016 o maior número de dormidas, representando mais de 44 por cento do total das dormidas nos estabelecimentos de alojamento turístico desta região e cerca de 14 por cento relativamente à NUT II – Região Alentejo. Registou ainda um dos maiores aumentos do Litoral Alentejano em 2016, mais 46.283 dormidas, ou seja, 15,6 por cento comparativamente a 2015", explica a autarquia do distrito de Setúbal.

“Sentir Alcácer” na Bolsa de Turismo de Lisboa 
Alcácer do Sal  mostra as suas potencialidades na BTL  

“Sentir Alcácer” é o desafio lançado pela Câmara de Alcácer do Sal que, a partir desta quarta-feira, mostra ao público e aos profissionais do setor do turismo o melhor do concelho na Bolsa de Turismo de Lisboa.
O certame volta a contar com a participação da autarquia, que se fará representar num stand duplo inserido no pavilhão do Alentejo, onde dará a conhecer ao mundo os produtos endógenos da região, a sua gastronomia, artesanato, eventos culturais, património e potencialidades nas mais diversas áreas.
No arranque da BTL, esta quarta-feira, entre as 10 e as 13 horas haverá no stand da Câmara de Alcácer uma prova de vinhos da Herdade da Comporta. Na quinta-feira, no período da manhã, dará a conhecer os seus vinhos a Herdade de Portocarro, e a Pinhão Sado mostrará uma das mais-valias do concelho: o pinhão. À tarde, é a vez da promoção da Taberna dos 2 à Esquina e Café Sado.
Sexta-feira, destaque para o pão alentejano e bolos dos Panificadores do Sado e para os vinhos e azeite dos Manos Lince. 
A vertente do artesanato tem o seu ponto alto no sábado, com Custódia Costa a mostrar o seu trabalho ao vivo. É também no sábado que o presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença marcará presença no certame. No último dia, Casimiro Jerónimo partilhará os seus doces e bolos.

Agência de Notícias 

Comentários