PSD contra IMI a triplicar para edifícios devolutos no Barreiro

"É necessário que a Câmara envolva e colabore com os proprietários" 

O vereador do PSD na Câmara Municipal do Barreiro, Bruno Vitorino, está contra a medida que PS e a CDU aprovaram em reunião de Câmara, que faz triplicar o valor do IMI a pagar a alguns proprietários cujos prédios estejam devolutos. O social-democrata considera que esta é uma medida “carregada de uma carga ideológica por parte de socialistas e comunistas, que não é integrada em qualquer estratégia séria de reabilitação, sendo a mesma injusta e contraproducente”. 
PSD quer proprietários de casas devolutas a pagar menos IMI

O vereador acusa também a medida de ser “cega”, no sentido de se aplicar a todos, quer sejam fundos imobiliários que muitas vezes vivem de especulação, quer sejam proprietários que não tenham posses para recuperar o imóvel, para posteriormente poderem arrendar ou vender.
“Medidas assim são socialmente injustas e imorais, pois podem levar a que aqueles que menos têm tenham que vender o seu património ao desbarato, pois se não têm condições financeiras para o recuperar também não tem condições para pagar o valor do IMI aplicado”, defende.
Bruno Vitorino duvida também da legalidade da proposta, uma que vez que ela se aplica exclusivamente a proprietários de imóveis nas freguesias do Barreiro e do Lavradio, não compreendendo o critério utilizado.
“O que esperamos e o que defendemos é que este novo executivo tenha a capacidade de adotar uma estratégia integrada, que vise a regeneração das zonas mais antigas da cidade, através de ações concretas que valorizem o património e não de medidas avulso que penalizam os pequenos proprietários”, adianta.
Recorde-se que uma das propostas dos social-democratas para esta área é a criação de um fundo camarário para a reabilitação urbana, utilizando parte da receita do IMI, não gerando por esta via mais impostos sobre os cidadãos.
“É necessário que a Câmara envolva e colabore com os proprietários, abandonando uma política de apertada fiscalização e sanções, substituindo-a pela abordagem proactiva e positiva, aconselhando modelos de reabilitação, promovendo acompanhamento técnico, jurídico e financeiro, por parte da autarquia e ajudando a valorizar o património”, conclui o vereador social-democrata.

Agência de Notícias com PSD

Comentários