Pai tentou levar menor de Palmela para a Holanda

Homem detido em Espanha quando levava filho de Portugal sem autorização da mãe

As autoridades espanholas detiveram naquele país um homem português que levava o seu filho menor de quatro anos para a Holanda sem autorização da mãe, que reside no concelho de Palmela, anunciou este sábado o Comando Territorial da GNR da Guarda. Segundo a fonte, o homem foi detido na quinta-feira, por suspeitas do crime de subtração de menor, após ter sido abordado por uma patrulha da Guardia Civil espanhola, na região de Santander.
GNR prendeu homem que terá levado filho sem autorização 

A GNR adianta, em comunicado, que a sua congénere espanhola prestou auxílio a um cidadão português com uma avaria na viatura, de matrícula portuguesa, e verificou que o mesmo estava "acompanhado de um menor de quatro anos indocumentado, situação que levantou suspeitas".
As autoridades apuraram que o menor "era seu filho e que a viatura teria como destino a Holanda", onde o homem reside.
Após diligências complementares efetuadas pela GNR, foi apurado que existia "uma medida de regulação de poder parental à qual o menor estava sujeito".
"Contactada a mãe do menor, que reside com a criança no concelho de Palmela,  a mesma informou que o seu ex-companheiro não se poderia ausentar de Portugal com o menor sem autorização, estando obrigado ao mútuo acordo entre ambos", refere a nota.
A GNR explica ainda que a criança "deveria ter sido entregue à mãe, no dia 3 de Janeiro, o que não veio a acontecer".
A detenção do homem envolveu elementos da GNR, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e da Guardia Civil espanhola, que atuam no Centro de Cooperação Policial e Aduaneira  instalado em Vilar Formoso, no concelho de Almeida, distrito da Guarda.

Agência de Notícias com Lusa

Comentários