Obras avançam no IC1 entre Alcácer do Sal e Grândola

A Infraestruturas de Portugal já adjudicou as obras no IC1 pelo valor de 4,6 milhões de euros

A empresa Infraestruturas de Portugal  anunciou ter adjudicado a empreitada de requalificação do troço do Itinerário Complementar (IC) 1 entre Alcácer do Sal e Grândola, num investimento de 4,6 milhões de euros. A intervenção, segundo um comunicado da empresa enviado esta quinta-feira à agência Lusa, visa a requalificação de 15,7 quilómetros do IC1, entre Alcácer do Sal, no entroncamento com a estrada municipal 120, e Grândola Norte, no entroncamento com o IC 33, e tem um prazo de execução nove meses. Em Abril do ano passado, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, já tinha anunciado que “as grandes obras” de requalificação do IC1 entre Alcácer do Sal e Grândola, no litoral alentejano, começavam “no início de 2018”. Apontando o início da empreitada para o primeiro trimestre deste ano, o governante fez o anúncio junto ao IC1 após uma cerimónia de apresentação do projeto de requalificação, que estava à data em fase de concurso público internacional.
Obras de requalificação da estrada avançam até Março deste ano 

A empreitada prevê a reabilitação estrutural do pavimento, a renovação, readaptação e complemento da sinalização e dos equipamentos de segurança e a instalação de sistemas semafóricos, a requalificação dos sistemas de drenagem, que inclui a execução de passagens hidráulicas e a limpeza e reparação das valetas e intervenções de integração paisagística.“Como anunciado em Abril do ano passado, a empreitada terá de ter início no primeiro trimestre de 2018”, indicou a Infraestruturas de Portugal no comunicado. No entanto e no âmbito do concurso público, a obra foi adjudicada por um valor inferior ao previsto no ano passado pelo Governo (6,4 milhões de euros), que anunciou agora um investimento de “4,6 milhões de euros”.
O projeto inclui também obras complementares, como a construção do canal técnico rodoviário, a colocação de telas anti-raízes e instalação de sistemas de acalmia de tráfego. No comunicado enviado à Lusa, a Infraestruturas de Portugal recorda que o troço do IC1 entre Alcácer do Sal e Grândola estava integrado na subconcessão do Baixo Alentejo e regressou à jurisdição da empresa em Abril de 2017.
A obra de requalificação do troço do IC1 tem vindo a ser reivindicada pela comissão de utentes e pelos municípios de Alcácer do Sal e de Grândola nos últimos anos, com vários protestos, marchas lentas e encontros com grupos parlamentares e governantes. Ainda esta semana, a comissão de utentes do IC1 divulgou ter solicitado novas audiências ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas e à Infraestruturas de Portugal para saber o ponto de situação do projeto.
Na altura, a Infraestruturas de Portugal avançou com um investimento de 339 mil euros em trabalhos de “reabilitação funcional do pavimento”, com a “execução de fresagens, remoção das deformações originadas pelas raízes e aplicação de camada betuminosa nas zonas intervencionadas”.

Grândola aprova abertura de concurso público para ligação da ZIL ao IC1
A Câmara de Grândola aprovou, em reunião de Câmara, a abertura do procedimento de concurso público para a construção da 2ª fase da Variante Circular José Amaro - que fará a ligação entre a Zona Industrial Ligeira e o IC1.
O presidente da Câmara refere que “é uma obra estruturante e fundamental para o desenvolvimento económico do Concelho, que dotará a Zona Industrial Ligeira de Grândola de excelentes acessos, tornando-a ainda mais atrativa e competitiva”, sublinhou António Figueira Mendes.
Recorde-se que a Câmara Municipal tem vindo a captar novas empresas para a Zona Industrial Ligeira, como foi o caso da empresa francesa de produção de componentes para aviões – LAUAK, que prevê criar mais de 100 postos de trabalho.
A 2ª fase da Variante Circular José Amaro tem como valor base de referência 1,2 milhões de euros.

Comentários