Moscatel enriquece Real Gin na Casa Baía em Setúbal

Chegou o novo gin com infusão de uva moscatel da Adega de Pegões

O moscatel e o gin partilham a alquimia de sabores numa nova bebida da DestilReal, uma edição limitada, já disponível no mercado, que foi apresentada na tarde de dia 27 de Janeiro na Casa da Baía, em Setúbal, numa sessão com degustações. As notas quentes de carvalho e o toque adocicado característico da uva moscatel marcam o Real Gin Moscatel, a mais recente aposta da destilaria de Pegões, que, na apresentação, despertou a curiosidade de mais de uma centena de pessoas. O nome também foi inspirado na região, jogando com o facto de a destilaria se situar na EN4, uma antiga Estrada Real que ligava Alcochete ao Montijo, construída a partir de uma via romana. Qualquer pessoa pode visitar a própria destilaria – ficando a conhecer o processo de produção, das infusões ao embalamento e rotulagem feitos de forma manual –, ou provar os gins de diversas formas num bar, aberto à sexta-feira e sábado à noite.
Real Gin foi apresentado na Casa Baía em Setúbal 

A sessão, com a participação do vereador da Câmara de Setúbal Ricardo Oliveira, foi conduzida por Luís Fava, proprietário da DestilReal, e pelo comercial João Ferraria, que revelaram alguns dos segredos da nova bebida da gama Real Gin.
O Real Gin Moscatel, adiantou o empresário, é envelhecido durante quatro meses em barricas de carvalho onde estagia o Moscatel de Setúbal da Adega de Pegões, para apurar o sabor do moscatel e também um pouco da madeira de carvalho.
Na apresentação, Luís Fava, um dos quatro sócios da destilaria, juntamente com Alexandre Fava, Jacinto Policarpo e Raquel Varela, explicou que na etapa final de envelhecimento é feita uma infusão de uva moscatel diretamente nas barricas.
"O gin, produzido com álcool nacional e a partir da infusão de 13 botânicos, entre os quais a laranja, o limão e o pêssego, procura ser um produto diferenciador no mercado dos gins e, em simultâneo, valorizar e refletir a identidade da região", diz o empresário.
A sessão incluiu ainda apresentações sobre a história do Real Gin e da destilaria DestilReal, uma ação subordinada às temáticas de botânicos e aromatização, a par de uma prova de degustação para os participantes da iniciativa.
O Real Gin Moscatel é o segundo da gama Real Gin, marca que desde o lançamento no mercado, em 2016, já conquistou vários distinções, incluindo medalhas de ouro e prata em concursos internacionais e prémios para o design da garrafa e rótulo.
O Real Gin Original foi lançado em Outubro de 2016, numa edição de 4.900 garrafas, e valeu logo à destilaria uma medalha de ouro e outra de prata em dois concursos realizados em Londres. Os prémios estendem-se ao design da garrafa e do rótulo, alvo de “um grande investimento”. O valor inicialmente investido no projeto foi de 70 mil euros.A apresentação da bebida, organizada pela DestilReal em parceria com a autarquia, estreou o programa mensal de eventos de promoção da Loja de Produtos Regionais da Casa da Baía, na qual consta o recente Real Gin Moscatel.
O nome também foi inspirado na região, jogando com o facto de a destilaria se situar na EN4, uma antiga Estrada Real que ligava Alcochete ao Montijo, construída a partir de uma via romana. Qualquer pessoa pode visitar a própria destilaria – ficando a conhecer o processo de produção, das infusões ao embalamento e rotulagem feitos de forma manual –, ou provar os gins de diversas formas num bar, aberto à sexta-feira e sábado à noite.
O espaço, que neste momento se encontra encerrado e reabrirá em Março, pode ainda receber grupos, mediante marcação, e pondera vir a integrar circuitos turísticos como aqueles que se fazem às adegas da região. O Real Gin Moscatel está à venda na Casa da Baía – Centro de Promoção Turística, em garrafeiras de Setúbal, em lojas especializadas e em alguns hipermercados. O objetivo da DestilReal é lançar um produto novo todos os anos.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 



Comentários