Montijo festejou aniversário da 2 de Janeiro e Unidos

Banda celebrou 104 anos e clube desportivo chegou aos 37 anos 

A Banda Democrática 2 de Janeiro, no Montijo, festejou o seu 104.º aniversário com casa cheia, no dia 2 de Janeiro, numa sessão solene que teve como destaque a atuação da Orquestra Juvenil. Sócios, dirigentes, entidades oficiais e instituições parceiras da Banda marcaram presença na sessão solene, demonstrando que a cooperação e o dinamismo são, atualmente, as imagens de marca desta centenária coletividade do concelho do Montijo. No mesmo dia, o Clube Desportivo, Cultural e Recreativo Os Unidos assinalou o seu 37.º aniversário. O momento alto das comemorações foi a inauguração da iluminação artificial do polidesportivo do Bairro da Liberdade, no Montijo, que é utilizado pela coletividade para a prática desportiva.
Banda  Democrática 2 de Janeiro completou 104 anos 

No seu discurso, o presidente da direção, António Carlos Ramos, salientou, exatamente, a vasta atividade da Banda Democrática 2 de Janeiro durante o ano de 2017: da colaboração com outras associações na promoção de eventos, como foi o caso do Carnaval do Montijo, à criação da Orquestra Juvenil, passando pela dinamização das atividades de enriquecimento curricular no Agrupamento de Escolas de Montijo e no Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra.
“2017 foi um ano extraordinário para a Banda Democrática 2 de Janeiro", afirmou, não esquecendo a recuperação do pavilhão e dos balneários executada com o apoio da autarquia.
O presidente da Câmara  do Montijo, Nuno Canta, associou-se ao aniversário da Banda, “uma das mais antigas e prestigiadas coletividades da nossa terra, que continua a enriquecer a cultura e o desporto no Montijo".
O autarca relembrou as parcerias estabelecidas entre a câmara e a coletividade, deixando, igualmente, uma palavra de homenagem para os homens e mulheres que estiveram à frente dos destinos da Banda ao longo dos seus 104 anos, assim como uma palavra de estímulo para os atuais dirigentes.
Na sessão solene foram distinguidos os sócios com 50 e 25 anos de associados e os membros da Orquestra Juvenil, que no final animou a festa de aniversário da coletividade.
Nascida a 2 de Janeiro de 1914, a Banda Democrática 2 de Janeiro desde o seu início que promove, desenvolve e proporciona atividades culturais e desportivas.

Unidos festeja 37 anos
O Clube Desportivo, Cultural e Recreativo Os Unidos assinalou o seu 37.º aniversário, no dia 2 de Janeiro. O momento alto das comemorações foi a inauguração da iluminação artificial do polidesportivo do Bairro da Liberdade, no Montijo, que é utilizado pela coletividade para a prática desportiva.
O presidente da direção dos Unidos, Fernando Eusébio, agradeceu a presença de todos, assim como a colaboração da câmara na disponibilização da iluminação para o polidesportivo.
Nuno Canta, presidente da Câmara  do Montijo, salientou a importância dos Unidos enquanto coletividade que sempre promoveu a convivência, a cooperação e a liberdade: “com este simbolismo da luz, que ilumina e dá claridade à nossa vida, também homenageamos aqueles que ao longo destes 37 anos fizeram os Unidos”.
Após a inauguração da iluminação, seguiu-se um jogo de futsal e o descerramento de uma placa de homenagem aos 18 elementos que fundaram os Unidos, no dia 2 de janeiro de 1981.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo

Comentários