Fogaça de Palmela é rainha durante o mês de Janeiro

Festival gastronómico dedicado à fogaça nos restaurantes do concelho 

Palmela recebe nos fins-de-semana de 12 a 14 e de 19 a 21 de Janeiro um festival gastronómico dedicado à Fogaça, doce tradicional da região, que será o elemento principal de vários pratos apresentados em 16 restaurantes. Durante os fins-de-semana gastronómicos, os estabelecimentos aderentes vão apresentar nos seus menus opções (aperitivos, pratos principais ou sobremesas) que incluam a Fogaça, um biscoito aromático feito à base de massa de pão, ovos, laranja, aguardente, canela e erva-doce e cozido no forno. A história da Fogaça, cujas receitas centenárias passam de geração em geração nas famílias palmelenses, está intimamente ligada à vivência das gentes da vila e à devoção a Santo Amaro, que se comemora a 15 de Janeiro.
A Fogaça está em destaque este mês em Palmela 

Nos dias 12, 13, 14, 19, 20 e 21 de Janeiro, esta tradicional Fogaça, que é o ex-libris da doçaria regional, volta a dar o mote para propostas diferentes e recheadas de sabor, não só à sobremesa, mas também como prato principal ou, até, entrada, combinada com outros produtos de qualidade, como o Queijo de Azeitão.
Gelado de fogaça, cheesecake em cama de fogaça ou crumble de fogaça. Já percebeu que os próximos dias em Palmela vai ser muito saborosos e criativos. Ao todo são 16 espaços de Palmela, Quinta do Anjo, Pinhal Novo, Marateca e Poceirão que participam na iniciativa da Câmara Municipal e apresentam sugestões criativas com o bolo. 
Há gelado na 3ª Geração, cheesecake de limão em cama de fogaça, pêra cozida com crocante de fogaça na Pousada de Palmela, um bolo de fogaça na Casa da Pimenta ou uma tarte merengada com fogaça, claro, n’O Telheiro. Mas há muito mais nas ementas dos 16 restaurantes aderentes.
Integrados no programa “Palmela, Experiências com Sabor!”, os Fins de Semana Gastronómicos da Fogaça de Palmela estarão presentes em dezasseis restaurantes do concelho, numa iniciativa da Câmara de Palmela com a Rota de Vinhos da Península de Setúbal/Costa Azul e os estabelecimentos aderentes.
Lembre-se que Palmela é rica em produtos de qualidade que constituem a base da sua gastronomia. Comece com a cremosa Manteiga de Ovelha e o afamado Queijo de Azeitão, produto certificado de renome, ideal para acompanhar o pão caseiro. Delicie-se com o sabor genuíno da típica sopa “Caramela”, das favas à “Palmeloa”, do Coelho com feijão à moda de Palmela, do Cozido do Capado ou da Galinha Acerejada, e termine com uma suculenta Maçã Riscadinha, que encontra apenas durante os meses de Julho e Agosto.
Na doçaria, destacam-se a Fogaça de Palmela, o Santiago, o Palmelense, o Bolinho de Amêndoa, a Pêra cozida em vinho Moscatel, a Tarte de Maçã Riscadinha, o Arroz doce com leite de ovelha, os Suspiros e o Bolo de Família. Tudo "experiências com sabor" para se provar até Dezembro deste ano, em Palmela, Pinhal Novo, Quinta do Anjo, Marateca e Poceirão.
O programa de promoção gastronómica “Palmela – Experiências com Sabor!”, está de regresso em 2018, com as iniciativas que já são incontornáveis na agenda do concelho de Palmela, como os Concursos de Sopa Caramela e de Doçaria de Palmela ou os Fins de Semana Gastronómicos temáticos.
Dedicados a produtos locais de qualidade e a pratos típicos - como o Queijo de Azeitão, a Fogaça de Palmela, a Sopa Caramela, a fruta, o vinho de Palmela, o Moscatel de Setúbal e o Coelho à moda de Palmela – estimulando a sua utilização pelos estabelecimentos de restauração, os Fins de Semana Gastronómicos continuam a dinamizar o tecido económico e a promover o produto turístico Gastronomia e Vinhos.
No calendário 2018, destaque para a inclusão de um Fim de Semana vocacionado para as delícias de Natal, enriquecendo a oferta para uma visita a Palmela na quadra festiva.

A Fogaça e a devoção das gentes de Palmela 
A história da Fogaça, um biscoito aromático, cujas receitas centenárias passam de geração em geração nas famílias palmelenses, está intimamente ligada à vivência das gentes da vila e à devoção a Santo Amaro.
No início do ano, a população confeccionava fogaças com formas diversas, desde os animais domésticos à fruta produzida nos pomares da região, passando por membros e órgãos do corpo humano, com o propósito de pedir saúde e protecção das colheitas e animais.
Estas fogaças eram, depois, cozidas nos fornos comunitários da vila e a 15 de Janeiro, Dia de Santo Amaro, eram levadas à Igreja de S. Pedro para a tradicional Bênção das Fogaças.
Surpreendente em pratos principais ou realçada, na sua doçura, em sobremesas requintadas, a Fogaça de Palmela" mostra-se versátil e é presença incontornável nas mesas do concelho, em particular, nos momentos festivos, acompanhada de um cálice de Moscatel", realça a Câmara de Palmela.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela


Comentários