Festival da Enguia da Lagoa de Santo André arranca hoje

“É a melhor altura em que se pode comer enguia" 

A enguia vai estar em destaque no cardápio de restaurantes do concelho de Santiago do Cacém, a partir desta sexta-feira, durante o 4.º Festival da Enguia da Lagoa de Santo André.  Até ao dia 28 deste mês, os 12 restaurantes aderentes da Costa de Santo André propõem enguia frita, grelhada, em caldeirada, ensopado ou cataplana, acompanhada de açorda, migas, legumes ou, entre outros sabores tradicionais, de arroz de tomate. A iniciativa, promovida pela Câmara de Santiago do Cacém, “tem sido um verdadeiro sucesso”, disse à agência Lusa o presidente do município, Álvaro Beijinha, que destacou a “qualidade” da enguia capturada na Lagoa de Santo André.
Enguia vai ser rainha nos restaurantes de Santo André este mês 

“Tem sido um projeto que tem sido um verdadeiro sucesso nas três edições anteriores”, afirmou.
O principal objetivo do Festival da Enguia, realçou, é “a promoção da restauração local” e também da “iguaria característica da lagoa”.
“É uma enguia de excelência, não nos fartamos de dizer isso, porque é criada e capturada numa reserva natural e acho que isso é um fator diferenciador do ponto de vista da qualidade”, sublinhou Álvaro Beijinha.
O festival, que conta com animação cultural em alguns estabelecimentos de restauração, procura ainda atrair mais pessoas, numa altura em que decorre a “época baixa” a nível turístico e que coincide com “a melhor altura” para se “comer enguia”.
“É a melhor altura em que se pode comer enguia, porque desde o início de Janeiro que se pode voltar a pescar a enguia e, segundo os entendidos, é precisamente nesta altura que ela está num ponto em que é melhor para ser confecionada”, explicou o autarca.
Sem apontar o número concreto de visitantes previsto, uma vez que o festival decorre em vários restaurantes diferentes, o autarca espera “milhares de pessoas”.
“Estamos otimistas. Este festival gastronómico começa a ser não só uma referência local ou regional, uma vez que os proprietários dos restaurantes têm-nos dito que vêm pessoas de toda a parte do país, inclusive até alguns espanhóis”, acrescentou.
Na 4.ª edição, a iniciativa conta com 12 estabelecimentos aderentes, o mesmo número do ano passado, que além de participarem no festival, mantêm a enguia no cardápio o ano inteiro.
“Acreditamos que vamos ter os nossos restaurantes aderentes cheios e até os da região que não são aderentes acabam por ‘beber’ deste evento, porque as pessoas, muitas vezes, acabam por procurar também outros restaurantes quando estes estão cheios”, afirmou o autarca.

Agência de Notícias com Lusa

Comentários