“Eu Participo!” bateu recordes em 2017 em Palmela

Populações escolhem obras prioritárias no concelho 

Decorreu, na Biblioteca Municipal de Palmela, a assembleia final para apresentação dos resultados da edição 2017 do processo “Eu Participo!”. Perante casa cheia, a autarquia deu a conhecer as intervenções mais votadas pela população, em cada uma das freguesias, e aquelas que, tendo enquadramento técnico e financeiro, foram já assumidas para o presente mandato e integradas nas Grandes Opções do Plano. "No total, são duas dezenas de obras, onde as pavimentações e o saneamento básico assumem particular importância", disse a Câmara de Palmela. O processo bateu recordes de participação em 2017 e, além do entusiasmo e interesse demonstrados pelos muitos munícipes que participaram nas reuniões descentralizadas, contou com a entrega de 284 inquéritos em Abril e 718 em Novembro. 
Centenas de pessoas participam no "Eu Participo" em Palmela  

"A avaliação do processo por parte dos participantes é claramente positiva, no que respeita, em particular, aos objetivos, ao ciclo anual, aos inquéritos e às assembleias. A oportunidade de participação e a discussão pública, a divulgação, a informação e transparência, a prestação de contas e o conhecimento das necessidades do território são os aspetos mais valorizados pela população", diz a autarquia em comunicado.
É de sublinhar, também, que são "os munícipes com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos que mais participam no processo", realça a Câmara de Palmela. 
Em 2018, o “Eu Participo!” retoma o ciclo normal, com discussão e apresentação de propostas entre 9 e 13 de Abril, análise política e técnica das propostas apresentadas ao longo do verão e assembleias para debate e hierarquização entre 10 e 14 de Setembro. A apresentação de resultados decorrerá em Dezembro deste ano.
Pioneiro, em Portugal, na implementação de processos de democracia participativa, o município de Palmela "partilha e discute com as populações e agentes locais das suas cinco freguesias, anualmente, a gestão pública do território, em processos como o “Eu Participo!” ou as Semanas das Freguesias", explica a autarquia gerida por Álvaro Amaro.
Internamente, é dinamizado o “Eu Participo! Trabalhadoras/es Municipais” e, junto da comunidade educativa, o município desenvolve, ainda, um projeto de participação e educação cidadã, premiado internacionalmente.

As obras prioritárias 
Assim, as propostas de intervenção incluídas em GOP (Grandes Opções do Plano) são as repavimentações do Bairro das Pegarias – 2.ª fase (Palmela), Rua Joaquim Gomes Romão – 2.ª fase (Poceirão), pavimentação da Rua Constantino Loureiro – 1.ª fase (Poceirão), Rua 5 Outubro – troço norte (Cajados). Pavimentação de troço da EM 533 (Poceirão),  Rua das Laranjeiras (Quinta do Anjo,  Aceiro do Marcolino (Pinhal Novo), Rua Luís de Camões/ Rua dos Lusíadas/ Rua das Flores, Lagoinha (Palmela),  Rua 25 de Abril/Rua 1.º de Maio – Bairro do Pinheiro Grande (Pinhal Novo),  Rua 1.º de Maio – (Cajados) e pavimentação da Rua Nova do Vale (Águas de Moura).
Os munícipes escolheram ainda a construção da rede de esgotos em Cajados, prolongamento de abastecimento de água em Aldeia Nova da Aroeira, pavimentação da Rua da Escola/ Brejos Carreteiros - 2.ª fase (Olhos de Água), ligação da Rua da Beira Litoral à Rua da Constituição (Quinta das Flores) e pavimentação da Rua do Montinhoso (Pinhal Novo).
A Rede de esgotos na Avenida do Padre Nabeto (Aires, Palmela), asfaltamento do troço final da Rua da Sociedade (Palmela) e o espaço de Jogo e Recreio na Urbanização da Quinta do Outeiro (Palmela) também foram escolhas prioritárias das populações de Palmela, Pinhal Novo, Quinta do Anjo, Poceirão e Marateca.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários