Barreiro e Montijo com novo Hospital de Dia

Novo equipamento está a funcionar nos dias úteis até às 16 horas 

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo anunciou esta terça-feira que dispõe de um novo Hospital de Dia, na área da Medicina Interna, que se destina aos doentes que sejam seguidos em consulta ou tenham sido internados na especialidade.  “O Hospital de Dia de Medicina Interna tem como objetivos reavaliar a curto prazo os doentes seguidos na consulta desta especialidade, que tenham tido alta do internamento ou tenham realizado exames complementares de diagnóstico, com patologia crónica descompensada ou com intercorrências agudas e cuja disponibilidade de consulta não seja imediata”, refere em comunicado.
Hospital de Dia já funciona no Barreiro 

O Centro Hospitalar acrescenta que o novo Hospital de Dia visa também a execução de técnicas diagnósticas ou terapêuticas, bem como a administração de terapêutica endovenosa que seja de âmbito hospitalar, evitando assim internamentos exclusivamente para esses fins.
O novo Hospital de Dia está a funcionar nos dias úteis, entre as nove e as 16 horas, junto ao edifício da Consulta Externa do Hospital do Barreiro.
"Vai contar com a presença permanente de uma equipa de enfermagem e, sempre que necessário, com um médico", realça o comunicado da administração.

Barreiro e Montijo com mais 58 médicos 
O Centro Hospitalar Barreiro Montijo anunciou, no inicio deste mês, que recebeu 58 novos médicos internos no início do mês de janeiro, 44 internos do Ano Comum e 14 internos de Formação Específica.
“Os internos do Ano Comum vão, ao longo do ano, passar por várias especialidades, entre as quais a Medicina Interna, a Cirurgia Geral, a Pediatria e a Medicina Geral e Familiar, que são estágios obrigatórios”, refere o Centro Hospitalar em comunicado.
O documento acrescenta que vão passar também pela Psiquiatria, a Pneumologia ou os Cuidados Intensivos, que são estágios opcionais.
“O objetivo é integrar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação pré-graduada na prática clínica diária das diversas especialidades”, salienta.
Em relação à formação especifica, os novos internos foram distribuídos por diversas especialidades, como Pediatria, Cardiologia, Patologia Clínica, Oncologia, Pneumologia, Ginecologia/Obstetrícia, Psiquiatria, Cirurgia ou Medicina Interna.
“Recebemos também um na especialidade de Medicina do Trabalho, sendo que esta foi a primeira vez que o Centro Hospitalar Barreiro Montijo recebeu um interno desta especialidade”, explica.
Os novos 14 internos de Formação Específica juntam-se aos 54 que já se encontram em formação no centro hospitalar, em 12 especialidades diferentes.

Agência de Notícias com Lusa

Comentários