Câmara de Setúbal premeia Desporto do concelho

Rampa da Arrábida foi o melhor evento desportivo no ano passado 

A Rampa da Arrábida, prova de automobilismo regressada após onze anos de interregno, foi distinguida como Melhor Evento Desportivo de 2017 no concelho na 2.ª Gala do Desporto de Setúbal. O presidente do Clube de Motorismo de Setúbal, Fernando Matias, que recebeu o prémio das mãos do treinador de futebol Hélio Sousa, mostrou-se emocionado com a distinção e revelou novidades que animam a organização do evento em 2018. A cerimónia, organizada pela Câmara de Setúbal, atribuiu 15 prémios a atletas, dirigentes, clubes e outras individualidades em destaque no panorama desportivo do concelho, avaliados por uma comissão criada para o efeito. Para o vereador do Desporto da autarquia, Pedro Pina, esta é a forma de “prestar homenagem a todos os que, ao longo do ano 2017, contribuíram para valorizar o desporto no concelho”.
Vitória de Setúbal foi o clube homenageado na gala 

“A Rampa da Arrábida é candidata a integrar o Campeonato Nacional de Montanha este ano, levando Setúbal ao mais alto patamar do automobilismo, de onde nunca devia ter saído. Agradecemos muito à Câmara Municipal por ser nossa parceira e ter feito esta aposta connosco”, disse o presidente do Clube de Motorismo de Setúbal.
Fernando Matias garante que a edição 2018 da prova “será melhor e mais forte”, pois o Clube de Motorismo de Setúbal está a “desenvolver esforços para trazer mais equipas e mais pilotos”, bem como a “reforçar a segurança do evento”.
A 26.ª Rampa da Arrábida – Liberty Seguros, realizada a 23 de Setembro, foi uma das três nomeadas para este prémio na segunda Gala do Desporto de Setúbal, juntamente com outros dois eventos de relevo, os Trilhos do Javali 2017, prova de trail running realizada a 9 de Dezembro com perto de sete centenas de atletas, e a Setúbal Triathlon, que juntou, a 9 de Abril, cerca de quatrocentos participantes no Parque Urbano de Albarquel.
A cerimónia, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, atribuiu 15 prémios a atletas, dirigentes, clubes e outras individualidades em destaque no panorama desportivo do concelho, avaliados por uma comissão criada para o efeito.
Para o vereador do Desporto da autarquia, Pedro Pina, esta é a forma de “prestar homenagem a todos os que, ao longo do ano 2017, contribuíram para valorizar o desporto no concelho”.
É o caso do Vitória Futebol Clube, que jogou no dia 27 a final da Taça da Liga frente ao Sporting Clube de Portugal, distinguido com o prémio de Clube Desportivo do Ano, numa categoria em que estava nomeado juntamente com o Clube de Rugby de Setúbal e o Scalipus Clube de Setúbal.
O presidente do Vitória, Vítor Hugo Valente, considera que esta distinção é “uma honra para o clube” e confessou sentir-se orgulhoso pelos prémios atribuídos, ao longo da noite, a atletas vitorianos de várias modalidades.
“O Vitória é um clube eclético. Temos cerca de dois mil jovens a praticar as várias modalidades e é esse pulsar que nos dá motivação para formar um Vitória Futebol Clube melhor”.
A equipa de atletismo de trail do União Futebol Comércio e Indústria, vencedora do Campeonato Nacional de Trail em 2017, foi considerada a Melhor Equipa do Ano, numa categoria em que foram ainda selecionadas a equipa de Team Gym, do Clube de Ginástica de Portugal, o remo double soul do Clube Naval Setubalense e a Ginástica de Trampolim do Vitória Futebol Clube.
Já o Melhor Treinador do Ano é José Martinez, que levou a equipa de Team Gym do Clube de Ginástica de Portugal e do Clube Naval Setubalense a sagrar-se campeão nacional de seniores masculinos e campeã nacional de juniores femininos em 2017.
O técnico agradeceu a distinção, que considera ser “mais coletiva do que individual”, pois só é possível graças ao trabalho de equipa “dedicado e empenhado de técnicos e ginastas que se esforçam diariamente para obter bons resultados”.

Susana Costa, melhor Atleta Feminina
A atleta de triplo salto Susana Costa, distinguida com o prémio Melhor Atleta Feminina, dirigiu-se ao público presente no Fórum Municipal Luís Todi através de uma mensagem gravada, uma vez que, por motivos profissionais, encontra-se ausente no estrangeiro.
Susana Costa, atleta do Sport Lisboa e Benfica desde 2013, garantiu estar “muito contente” com a distinção para a qual estava nomeada juntamente com Rita Ribeiro, atleta do Sporting Clube de Portugal, Patrícia Matias, do judo do Vitória Futebol Clube, e Inês Marques, do trail do União Futebol Comércio e Indústria.
“Nada me deixa mais feliz do que ser reconhecida pelo que faço”, referiu na mensagem reproduzida em ecrã gigante, enquanto o técnico Vítor Duarte, que a orientou nos primeiros anos de carreia no Grupo Desportivo Independente, recebia o prémio em palco.
No setor masculino, o prémio de melhor atleta na Gala do Desporto de Setúbal foi para o judoca João Martinho, do Sport Lisboa e Benfica, que agradeceu o reconhecimento e lembrou o clube onde deu os primeiros passos.
“Obrigado ao Vitória Futebol Clube, onde estive durante 14 anos. Sem a formação que obtive neste clube seria impossível chegar a este patamar”, disse o atleta, nomeado com Diogo Marques, tenista do Clube de Ténis de Setúbal, e João Bola, ginasta do Clube Naval Setubalense e Clube de Ginástica de Portugal.
Também os Atletas Esperanças foram reconhecidos na cerimónia, com Inês Borba, do atletismo do Vitória Futebol Clube, a conquistar o prémio na categoria feminina.
A jovem, campeã nacional de juvenis nos 1500 metros e que bateu, em 2017, recordes do atletismo regional com mais de vinte anos, agradeceu a iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal, que considera ser uma “motivação adicional para os atletas setubalenses”.
Garantiu que pretende prosseguir a senda dos bons resultados para “continuar a representar bem esta linda cidade”.
Inês Borba estava nomeada juntamente com outras duas esperanças setubalenses, as jovens Neuza Besugo, do futsal do Sporting Clube de Portugal, e Rita Machita Santos, atleta de triatlo do Remo Clube Lusitano.
O prémio de masculinos foi para o ginasta Rui Domingos, do Vitória, campeão nacional júnior elite de duplo minitrampolim, que agradeceu à família e a todos quantos no clube o ajudaram a motivar-se para “alcançar tão bons resultados”.
Rui Domingos encontrava-se nomeado juntamente com André Ribeiro, do BMX do Núcleo Bicross de Setúbal, e Gonçalo Moreira, da equipa de tumbling da Sociedade Filarmónica Estrela Moitense,

Desporto adaptado com distinção 

Desporto adaptado também foi reconhecido pela autarquia 
No desporto adaptado, o Melhor Atleta Feminino de 2017é Sandra Pinto, da equipa de remo do Clube Naval Setubalense, que se confessou “emocionada” e “surpreendida” com um prémio que “reconhece o trabalho coletivo de todos os atletas e técnicos”.
Beatriz Bastos, do basquetebol do Scalipus Clube de Setúbal, e Raquel Silva, da equipa de boccia da APPACDM de Setúbal, eram as outras nomeadas nesta categoria.
No setor masculino, Filipe Ferreira, das equipas de andebol e de atletismo da APPACDM de Setúbal, foi o vencedor e deixou a garantia de que vai continuar a treinar e a “trabalhar muito para ser o melhor”.
O atleta, campeão europeu no andebol adaptado, estava nomeado juntamente com Ângelo Pais, também da APPACDM de Setúbal, e David Gézero, da equipa de ténis de mesa em cadeira de rodas do Vitória Futebol Clube.
António Estêvão, presidente do Clube de Ténis de Setúbal, foi o preferido do júri na categoria Melhor Dirigente Desportivo, superando António Carvalho, presidente do CCDBA, e Mário Mestre, presidente do Clube Desportivo Os Pelezinhos.
“Este é um prémio coletivo. Por isso, agradeço a todos os colegas dirigentes, atletas, trabalhadores e sócios por toda a dedicação e esforço. É um orgulho seremos reconhecidos desta forma”, referiu o vencedor.

Homenagem a Mourinho Félix 
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a revelação do Prémio Carreira, que distinguiu Mourinho Félix, antigo guarda-redes e treinador do Vitória de Setúbal, falecido no ano passado.
No vídeo exibido, com testemunhos de amigos e familiares, são de salientar as palavras do filho, José Mourinho, que, visivelmente emocionado, agradeceu a distinção.
“Agradeço à cidade e à Câmara  de Setúbal este momento bonito que muito me honra a mim e à minha mãe”, referiu o técnico do Manchester United.
No mesmo vídeo, a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, sublinhou a importância de Mourinho Félix para Setúbal. “Provou que para se ser setubalense não é obrigatório nascer em Setúbal. Basta amar esta terra como ele a amou.”
A autarca não tem dúvidas de que o antigo jogador do Vitória Futebol Clube“conquistou um lugar na memória da comunidade setubalense, que é ocupado apenas pelos melhores”.
Júlia Mourinho, que subiu ao palco para receber a homenagem ao marido, confessou estar “muito comovida” e garantiu que Mourinho Félix foi um setubalense de corpo e alma.
“O meu marido foi mais setubalense do que eu e adorou o Vitória como poucos. Não é fácil conviver com quem vive tão intensamente o futebol, mas são momentos como este que fazem todos os sacrifícios valer a pena”.
Na cerimónia, o galardão de Melhor Artigo Jornalístico Desportivo distinguiu o Serviço Municipal de Comunicação e Imagem da autarquia pelo número dois do jornal “Setúbal Inspira”, edição que fez o balanço do segundo semestre do programa Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.
Já Tiago Venâncio, aluno que obteve, em 2016-2017, a melhor nota na licenciatura de Desporto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, recebeu o prémio Mérito Académico.
Houve ainda lugar à entrega de um troféu especial, não previsto inicialmente no regulamento, mas que é justificado pelos bons resultados obtidos pela equipa de futsal feminino do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, treinada por Carlos Chaby, que venceu recentemente o Campeonato Nacional de Futsal de Desporto Escolar.
Além da entrega de prémios, a Gala do Desporto de Setúbal contou ainda com um apontamento musical pelo cantor Toy e com um momento de dança protagonizado pelo grupo de dança da professora Ana Cruz.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários