Bibliotecas escolares inovam formação em Setúbal

"As bibliotecas escolares devem constituir-se como um eixo de inovação pedagógica" 


A importância das bibliotecas escolares como espaços inovadores de aprendizagem e formação foi destacada na sessão de abertura do VI Seminário das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal, que decorreu na Escola Secundária D. João II, esta terça-feira. “A revolução digital e a expansão da designada sociedade do conhecimento colocam à escola atual novos desafios, sobretudo no sentido de dotar os jovens de um conjunto de saberes capazes de responder às expectativas da sua vida pessoal, social e profissional”, salientou o vereador com o pelouro da Cultura na Câmara de Setúbal, Pedro Pina, na sessão de abertura do encontro. “Biblioteca Escolar: Desafios para o Sucesso” é o tema da sexta edição do evento, que decorre até dia 31 no auditório da Escola Secundária Dom João II, organizado pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal, com o apoio da autarquia e da Rede de Bibliotecas Escolares.
Importância das bibliotecas escolares discutida em Setúbal 

O objetivo é dar contributos para repensar o sucesso em ambientes de aprendizagem, bem como analisar a escola à luz dos novos normativos e refletir sobre a biblioteca como espaço inovador para o desenvolvimento das literacias.
Perante um auditório cheio de professores e técnicos ligados às bibliotecas escolares, o vereador Pedro Pina agradeceu a disponibilidade e o empenho de todos na partilha de conhecimentos e experiências que “serão uma mais-valia para dar respostas mais eficientes aos desafios que os profissionais enfrentam diariamente” nestas áreas do conhecimento.
“As bibliotecas escolares preparam-se para um novo paradigma, acrescentado aos seus papéis tradicionais outros como o combate à iliteracia da informação, o desenvolvimento de competências na área das tecnologias, e o da pesquisa de informação recorrendo a fontes em diferentes suportes e em diferentes meios de comunicação”.
Tendo em conta este novo paradigma, as bibliotecas escolares “devem constituir-se como um eixo de inovação pedagógica, saber adaptar-se, recriar-se e experimentar novas metodologias”, no que constitui um conjunto de desafios para os quais “todos os educadores devem procurar novas respostas”.
A sessão de abertura, que se iniciou com um momento cultural protagonizado por Susana Félix no papel da divertida bibliotecária Dona Bé, contou ainda com uma intervenção da coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Silva, que sublinhou o facto de Setúbal ter sido um concelho pioneiro no desenvolvimento de um trabalho em rede nesta área.
“Lembro-me muito bem do primeiro encontro de bibliotecas escolares do concelho de Setúbal, em 1994, quando ainda não existia a Rede de Bibliotecas Escolares. Os professores de Setúbal foram os primeiros a criar um movimento desta natureza no país”.
A responsável salientou a importância do tema do VI Seminário das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal tendo em conta que, “num mundo em constante mudança, a escola tem de saber adaptar-se, melhorar práticas e consolidar saberes para preparar as crianças e os jovens para serem mais ativas e interventivas”.
Já o diretor do Centro de Formação de Associação de Escolas Ordem de Sant’Iago, António Canhão, lembrou que a biblioteca escolar “é um espaço privilegiado”, uma vez que, além de fonte de pesquisa, reflexão e leitura, “é uma grande plataforma de encontro em que os projetos educativos ganham vida”.
Após a sessão de abertura, os trabalhos continuaram com a conferência “Sucesso educativo e normativos, como harmonizar?”, com intervenções da coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares e da subdiretora-geral da Educação, Maria João Horta, moderadas pelo diretor da Escola Secundária D. João II.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários