Balcão Único abre no Mercado Municipal do Barreiro

“Primeiro passo no processo de desmaterialização da Câmara”

Abriram, na segunda-feira, as novas instalações de atendimento público integrado, do Barreiro, situadas no Mercado Municipal 1º de Maio, com um conjunto de serviços de apoio concentrados num mesmo local. A sessão de abertura contou com inúmeras personalidades, entre as quais os presidentes da Câmara do Barreiro, Frederico Rosa, e da Assembleia Municipal, André Pinotes. Esta abertura é, conforme referiu o vereador Rui Braga, mais uma medida de “aproximação ao Munícipe”. É um “primeiro passo no processo de desmaterialização da Câmara”. Neste novo Balcão Único – além dos serviços administrativos prestados à população -, através de um ecrã interativo é possível consultar várias informações relacionadas com a atividade do Município, tais como notícias, eventos e deliberações de Câmara – “à distância de um clique”, disse o autarca.
Balcão único funciona mo Mercado Municipal 1º de Maio 

Na segunda-feira, pelas 10 da manhã, foi inaugurado o Balcão Único do Barreiro que irá funcionar nas instalações do Mercado 1º de Maio, com o objectivo de “aproximar os serviços dos cidadãos”.
Frederico Rosa, presidente da Câmara do Barreiro, sublinhou, durante a inauguração, que este é o primeiro Balcão Único de uma rede que será implementada no concelho, nomeadamente nos Mercados Municipais de Santo André e Lavradio.
“Os serviços estão cada vez mais próximos dos barreirenses e este é o primeiro passo, porque queremos aumentar a rede precisamente para os mercados que têm lojas disponíveis, o de Santo André e do Lavradio, temos de dar início ao processo de desmaterialização”, disse o autarca.
“Não podemos dizer que queremos as pessoas próximas de nós e depois não termos acções concretas para podermos aproximar a Câmara dos munícipes e este Balcão Único não pode ser visto de forma desintegrada”, acrescentou o presidente da Câmara.
Para Frederico Rosa, outro dos principais objectivos é dar melhores condições às pessoas, não só às que usufruem do serviço mas também às que fazem o serviço.
Rui Braga, responsavel referiu que “este é o primeiro passo da revolução tecnológica”, uma vez que o novo Balcão Único dispõe de um ecrã interactivo que permite, por exemplo, que a população “tenha acesso à vida da autarquia”, através da consulta de eventos, notícias ou deliberações da Câmara.
Neste espaço, prestam-se os seguintes serviços à população: realização de contratos de água, cessação de contrato de água, concessão de tarifário específico (Social, Familiar, Institucional, Empresarial); cemitérios (licenciamento de obras e cobrança, segundas vias de alvará, averbamentos, exumações, transladações, castelos); mercados (requerimentos vários); certificados da União Europeia cobrança e entrega); licença de representação para realização de espectáculos de acordo com Direcção Geral de Espectáculos; atendimento telefónico para contagens de contador de água e prestação de informações sobre os serviços; recebimentos de taxas relativas a águas, mercados, cemitérios e outras.

Agência de Notícias com Câmara do Barreiro 

Comentários