Autoeuropa não tem apoio exclusivo da Segurança Social

Segurança Social paga creches dos filhos de trabalhadores ao sábado

A Segurança Social já identificou as vagas em IPSS onde os trabalhadores da Autoeuropa poderão deixar os filhos nos sábados de trabalho, garantindo o pagamento das creches nesses dias, disse à Lusa fonte do Governo. Os detalhes sobre o apoio aos casais com filhos que trabalham na fábrica da Volkswagen de Palmela foram discutidos numa reunião entre os serviços da Segurança Social e os recursos humanos da Autoeuropa. Segundo disse à agência Lusa fonte governamental, a reunião serviu para fazer a correspondência entre as disponibilidades de vagas em Instituições Particulares de Solidariedade Social e as necessidades dos trabalhadores. No encontro deverão ainda ser definidas as idades das crianças a apoiar bem como a localização geográfica, uma vez que nem todas as famílias residem em Palmela.
Pais que trabalham ao sábado com solução para deixar os filhos 

O "complemento de horário de creche", apoio da Segurança Social que poderá ser dirigido aos filhos dos trabalhadores da Autoeuropa, é atualmente atribuído a 953 creches com acordo de cooperação, anunciou esta quarta-feira o Ministério do Trabalho.
"Este apoio não é novo, nem é exclusivo aos trabalhadores da Autoeuropa. Está disponível a todos os trabalhadores, bastando que estes façam o pedido junto da IPSS que deverá requerer à Segurança Social a sua análise", sublinha a fonte oficial numa nota à imprensa.
De acordo com os dados, das 1.862 creches com acordo de cooperação com a Segurança Social, "953 asseguravam (dados de Dezembro de 2017) horário superior a 11 horas diárias, ou seja, recebiam da Segurança Social o apoio "Complemento de Horário de Creche".
Segundo a mesma nota, em 2017 foram assegurados 111 novos complementos de horário em creche, face aos já existentes antes da assinatura do Compromisso de Cooperação com o Setor Social e Solidário.
Das 953 creches a receber este apoio, 176 estão em Lisboa, 165 em Aveiro, 143 no Porto, 89 em Braga, 67 em Coimbra, 62 em Setúbal, 37 em Leiria, 36 em Viseu e 26 em Évora.
Este apoio, que está previsto no compromisso de Cooperação 2017/2018 com o setor social e solidário, deverá ser alargado aos trabalhadores da Autoeuropa que poderão deixar os filhos nos sábados de trabalho, tal como adiantou na terça-feira à Lusa fonte do Governo.
De acordo com a mesma fonte, a Segurança Social já identificou as vagas em IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) onde os trabalhadores da Autoeuropa poderão deixar os filhos.
Os detalhes sobre o apoio aos casais com filhos que trabalham na fábrica da Volkswagen de Palmela terão sido discutidos numa reunião desta quarta-feira entre os serviços da Segurança Social e os recursos humanos da Autoeuropa, não sendo ainda conhecidas as conclusões do encontro.
Fonte do Governo adiantou à Lusa que a Segurança Social irá compensar os encargos das IPSS no caso da Autoeuropa, através do "complemento de horário em creche", apoio que "durará enquanto houver necessidades por parte dos trabalhadores".
O valor do suplemento será apurado "caso a caso", segundo a fonte, e na reunião as partes iriam avaliar se o apoio às famílias pelo trabalho ao sábado poderia abranger o trabalho por turnos, à noite e aos domingos.

Trabalhadores puxaram o assunto no final do ano passado 
Em Dezembro, após uma reunião conjunta entre o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, a Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa e a administração da empresa, o Governo garantiu que iria assumir "responsabilidades em algumas dimensões" como a criação e reforço de "equipamentos sociais de apoio à família" para responder aos novos horários da fábrica.
O novo horário da fábrica de Palmela entra em vigor no final do mês e deverá vigorar até Agosto de 2018, altura em que a administração da Autoeuropa irá discutir com a Comissão de Trabalhadores o novo período para o resto do ano.
A questão colocou-se com o fabrico do novo modelo T-Roc e, após a rejeição de dois pré-acordos pelos trabalhadores sobre alterações aos horários de trabalho, na sequência do aumento da produção, a administração impôs unilateralmente o novo modelo laboral.
O Ministério explica que o "complemento de horário em creche" pode ser atribuído às IPSS com acordo de cooperação com a Segurança Social. Pode ser concedido quando numa creche com acordo de cooperação os pais das crianças atestem necessidades de horários alargados ou horário de funcionamento "distinto" de modo a que a creche assegure um horário ajustado às necessidades parentais.
"Este apoio é concedido em IPSS que funcionam, regra geral, perto de empresas ou instituições onde existe trabalho por turnos. Ou seja, não é um apoio a conceder exclusivamente aos trabalhadores da Autoeuropa", frisa o Ministério.

Trabalhadores das empresas fornecedoras também querem creche
Os trabalhadores das empresas do parque da Autoeuropa, fornecedoras da fábrica da Volkswagen, também querem apoios para porem os seus filhos na creche enquanto trabalham ao sábado.
O responsável da Coordenadora das Comissões de Trabalhadores do parque mostra-se satisfeito por os funcionários da Autoeuropa terem conseguido um apoio da segurança Social que tinham reivindicado. Mas avisa que tem que haver igualdade.
Afinal, os trabalhadores das outras empresas do parque terão que trabalhar ao sábado por causa da Autoeuropa.
“É com alguma satisfação que vejo isso para os trabalhadores da Autoeuropa, mas também me preocupa que estejam aí incluídos os trabalhadores do parque industrial. Estamos a falar de mais de três mil trabalhadores”, defende Daniel Bernardino.
Os trabalhadores do parque industrial vão pedir ao Governo que os trabalhadores possam ter creches para os seus filhos, aos sábados. O pedido de audiência foi feito quarta-feira.

Agência de Notícias com Lusa

Comentários