“Viva o Natal em Palmela” arranca esta sexta-feira

Presépio, diversões infantis e mercado de doçaria e artesanato no centro de programa de animação

Chegada a quadra festiva, o Município de Palmela dá início a mais uma edição do programa “Viva o Natal em Palmela”, que pretende dinamizar o Centro Histórico da vila, através da promoção do comércio local, da valorização do património e da atração turística. A abertura do programa decorre no feriado de 8 de Dezembro – dia da Feira Anual de Palmela - e termina com as tradicionais Janeiras, a 6 de Janeiro.
Palmela com animação na época natalícia 

"À semelhança do ano passado, a vila estará iluminada com decoração festiva e o Presépio da artista plástica Teresa Martins regressa aos largos do núcleo mais antigo, conjugando as figuras religiosas com personagens de cariz etnográfico, que nos falam das gentes, dos ofícios e da vida de Palmela noutros tempos – fruto de uma recolha realizada pelo Museu Municipal - motivando visitas guiadas pelo núcleo mais antigo", explica a Câmara de Palmela.
A este Presépio, juntam-se, este ano, próximo dos Paços do Concelho, a Casinha do Pai Natal – onde as pinturas faciais, os doces e um duende malabarista farão as delícias das crianças – e um Mercado de Natal, com exposição e venda de doçaria e artesanato, junto à Praça Duque de Palmela.
No Largo D’El Rei Dom Afonso Henriques, no Arrabalde, estará instalado um conjunto de diversões para crianças, com insufláveis e Carrossel Disney gratuitos, e no Terraço do Mercado Municipal haverá lugar para mais insufláveis infantis.
Um pouco por toda a vila, a música de Natal vai encher as ruas, contribuindo para o espírito da época e para enquadrar as atividades. "A animação musical chega, também, através dos saxofones, dos clarinetes, dos coros e das arruadas que vão surpreender em vários espaços da vila. Uma charrete de Natal muito tradicional vai proporcionar passeios divertidos pelo Centro Histórico", sublinha a autarquia.
Continuam, entretanto, em funcionamento, as Pop Up Stores do Largo do Mercado e da Rua Contra-Almirante Jaime Afreixo, com ofertas que vão desde os produtos biológicos ao artesanato, passando pelo vestuário, calçado e decoração.
"A quadra natalícia é uma excelente oportunidade para conhecer a vila e o concelho de Palmela, o seu património cultural e natural, em plena Arrábida – candidata a Reserva da Biosfera da UNESCO, provar os vinhos premiados e a gastronomia regional e desfrutar do conforto e tranquilidade das diversas unidades hoteleiras, sempre com descontos e promoções para utentes do Palmela Tourist Card", lembra a autarquia.
Consulte aqui o programa do Natal em Palmela. 

Feira do Livro de Natal com novas atividades na Biblioteca Municipal 
A Câmara de Palmela e o Grupo Porto Editora promovem, entre 12 e 16 de Dezembro, uma Feira do Livro de Natal na Biblioteca Municipal de Palmela, no âmbito da quadra natalícia. Esta iniciativa que tem como objetivo "a promoção do livro e de hábitos de leitura, em particular, junto do público mais jovem" e oferece "uma grande variedade de títulos, todos com desconto de 10 por cento sobre o preço de capa", explica a autarquia.
No âmbito da feira, decorrerão duas atividades complementares, com entrada livre, no dia 16 de Dezembro. Às 14 horas, Sara Simões promove a sessão “Ser o melhor de mim todos os dias – parentalidade e comunicação consciente” e às 16 horas, será a vez da sessão de apresentação da ação de formação “Plantas espontâneas comestíveis”, dinamizada por Vitor Margarido e João Campos. Esta sessão integra, ainda, o Encontro do Grupo das Plantas e a apresentação do Projeto “Um dia, uma planta”.
Mais informações através da Rede Municipal de Bibliotecas Públicas do Concelho de Palmela, através do endereço de correio eletrónico bibliotecas@cm-palmela.pt.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela


Comentários