Seixal aprova orçamento de 86,5 milhões de euros

Orçamento determinante para  novo ciclo de desenvolvimento económico e social

As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2018, num valor total de 86 milhões 524 mil euros, foram aprovadas pela Câmara do Seixal e serão agora submetidas à aprovação da Assembleia Municipal. Para além da referida proposta foram também aprovadas, durante a reunião de câmara, a adjudicação das empreitadas referentes ao Parque Urbano do Seixal, à requalificação do Mercado Municipal da Cruz de Pau e a abertura do concurso público para a requalificação da Escola Básica da Aldeia de Paio Pires. Foram ainda aprovados vários contratos programa e comparticipações financeiras a coletividades e associações do movimento associativo do concelho, o que permitirá qualificar os seus equipamentos desportivos e culturais, potenciando também o desenvolvimento da sua atividade em prol da população, bem como uma tomada de posição referente à necessidade urgente de construção do hospital no Seixal.
Autarquia garante novo ciclo de investimento em 2018 

No que se refere às Grandes Opções do Plano e Orçamento, para o exercício de 2018, Joaquim Santos, presidente da Câmara  do Seixal referiu que “estas serão determinantes para um novo ciclo de progresso e desenvolvimento económico e social, quer do nosso território, quer das nossas populações, onde a Câmara Municipal do Seixal se assume de forma clara como líder e motor do desenvolvimento do concelho, como o motor de desenvolvimento económico e social da nossa população. Estas Opções traduzem-se num programa de ação ambicioso e audaz e que irá ter reflexos na melhoria do serviço público que prestamos à população em todas as áreas em que o Município intervém”.
A autarquia irá reforçar o investimento público e ao mesmo tempo desonerar novamente a população, sendo disso maiores exemplos, a fatura integrada de água mais baixa de todas as Autarquias no conjunto das Áreas Metropolitanas do Porto e Lisboa, segundo estudo da DECO, ou a nova diminuição da taxa do IMI, que se aplicará em 2018.
O município do Seixal, com a aprovação das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2018 estará em condições de concretizar um conjunto vasto de obras em equipamentos, espaços públicos ou infraestruturas, reforçando a oferta de serviços e a qualidade de vida que o concelho possui.

As prioridades estruturais de 2018  
Entre o vasto investimento a concretizar destacam-se: na Educação, a ampliação de duas escolas, no Ambiente a construção do Parque Urbano do Seixal e o início da construção do Parque Metropolitano da Biodiversidade na Verdizela (Corroios).
Nos Serviços Urbanos a conclusão da construção do Centro Distribuidor de Água de Fernão Ferro e a continuação do investimento na reabilitação das condutas existentes, avançando com as obras de renovação das redes de abastecimento de água na Av. 25 de Abril no Casal do Marco, Av. Vale de Milhaços e Fábrica da Pólvora em Corroios, entre outros.
Na Cultura será lançado o concurso para a construção do Centro Cultural de Amora, na Cruz de Pau e será iniciada a construção do Centro Internacional de Medalha Contemporânea na Quinta da Fidalga em Arrentela.
No Desporto irá ser iniciada a construção da Piscina Municipal da Aldeia de Paio Pires, do Complexo Desportivo do Clube Associativo de Santa Marta do Pinhal e do Pavilhão Desportivo da Mundet.
Na área Social será desenvolvido o processo de construção do Centro de Dia do Casal do Marco e a Creche da Associação de Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal. Na Mobilidade e Transportes serão desenvolvidos os projetos da obra de conclusão do troço da alternativa à EN10 até à Amora, assumindo uma responsabilidade que é do Governo e será reforçado também o apoio às Forças Humanitárias.
Relativamente ao Bem Estar Animal serão ampliadas as atuais instalações do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia e serão desenvolvidos os processos para a construção de um novo Canil/Gatil Municipal.

Seixal continua "sem hospital" à vista 
Durante a reunião foram ainda aprovados três processos que permitirão avançar com a adjudicação da obra do Parque Urbano do Seixal, com o valor total de 410 mil euros, com prazo de execução de 270 dias. Adjudicou-se também a contratação pública da requalificação do Mercado Municipal da Cruz de Pau, uma obra no valor total de 530.000 mil euros, com o prazo de execução de 150 dias e a abertura do procedimento para a ampliação e requalificação da Escola Básica de Paio Pires, no valor de dois milhões 214 mil euros.
Foi também aprovada uma tomada de posição referente à urgente necessidade de construção do Hospital no Concelho do Seixal, de modo "a assegurar a prestação de cuidados de saúde às populações dos concelhos do Seixal, Almada e Sesimbra, com qualidade e em tempo útil, pelo que a autarquia exigiu o cumprimento do “Acordo Estratégico de Colaboração para o Lançamento do Novo Hospital localizado no Seixal”, tendo solicitado a intervenção direta do Primeiro-Ministro, sugerindo a criação de um grupo de trabalho, que inclua a Câmara Municipal do Seixal, para avançar de forma determinante na concretização do Hospital no Concelho do Seixal.
Sobre esta questão crucial para melhorar o acesso aos cuidados de saúde do Concelho e da Península de Setúbal e que tarda em avançar, o Presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, reiterou que “a construção de um hospital no Seixal, um equipamento de proximidade, permitirá descongestionar o Hospital Garcia de Orta que, apesar de ser um hospital de referência, não tem capacidade para responder a tantos utentes. Estes atrasos no processo só vêm complicar a situação e a vida das populações”.
O autarca convidou ainda todos os presentes a participarem no dia 17 de Dezembro, pelas 15 horas, na iniciativa do Natal do Hospital no Seixal que irá decorrer na Sociedade Filarmónica União Seixalense e que irá contar com a participação de diversos músicos que estão solidários com esta justa reivindicação da população, como os Anjos, Diamantina, Vitorino, Tocá Rufar, entre muitos outros.

Agência de Notícias com Câmara do Seixal 

Comentários