Inovação otimiza iluminação pública em Setúbal

Autarquia investe na poupança energética em Setúbal e Azeitão

A Câmara de Setúbal instalou recentemente um conjunto de equipamentos que otimizam a gestão e a eficiência da iluminação pública, com poupanças energéticas acima dos 30 por cento verificadas logo no primeiro mês de utilização. "Trata-se de um investimento realizado ao abrigo de uma candidatura apresentada pela autarquia à medida Regulação de Fluxo Luminoso na Iluminação Pública, materializada na instalação de reguladores que otimizam a gestão da energia elétrica", explica a autarquia em nota de imprensa. 
Setúbal continua a adotar medidas para a poupança energética  

Os reguladores de fluxo, instalados em postos de transformação, são geridos pela internet e controlam a tensão elétrica de saída para a rede, o que permite que a iluminação pública se mantenha ligada com a tensão estritamente necessária.
A medida é implementada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, impulsionado pelo Gabinete do Secretário de Estado da Energia e pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
"No concelho, foram instalados quatro reguladores de fluxo da iluminação pública, dois em Setúbal e dois em Azeitão, um investimento global de 33 mil e 600 euros cujo valor assumido pela Câmara Municipal foi de cerca de 20 mil euros", sublinha a Câmara de Setúbal.
Na análise realizada aos equipamentos no primeiro mês de funcionamento, "os serviços municipais constataram que os reguladores do fluxo luminoso na iluminação pública permitiram uma poupança energética que oscila entre os 33 e os 40 por cento", destaca a autarquia.
A iniciativa está inserida no Plano Municipal de Eficiência Energética de Setúbal, que inclui um conjunto de medidas que visam a redução da fatura energética na iluminação pública e nos consumos de energia elétricos de edifícios e equipamentos.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários