Fado apoiou associação Os Canitos em Alcochete

Câmara quer encontrar solução para o atual canil municipal

A Associação “Os Canitos” promoveu, no Fórum Cultural de Alcochete, com o apoio do restaurante Sr. Vinho, um evento de angariação de fundos para a associação designado de “Fado Solidário”, ao qual a autarquia também se associou e que contou com a prestimosa participação da fadista Maria da Fé. A ação desenvolvida ao longo dos anos pela associação “Os Canitos” mereceu elogios por parte do presidente da câmara de Alcochete, que lamentou o estado atual do canil municipal. “Sinto orgulho por, enquanto presidente da câmara, estar a partilhar com esta associação e todos vós, um momento importante para os nossos amigos de quatro patas e gratidão porque não posso deixar de, publicamente, reconhecer que a associação faz o que devia ser competência da câmara, que não o faz pelas mais diversas razões”, disse Fernando Pinto.
Espectáculo solidário ajuda animais abandonados 

Com apresentação de Filipa Gordo, os fadistas Vanessa Alves, Filipa Cardoso, Sara Paixão, Mel e Francisco Barreto desfilaram pelo palco do fórum cultural interpretando e encantando a plateia com fados bem conhecidos do público, acompanhados na guitarra portuguesa por Paulo Pereira e na viola clássica Rogério Ferreira. Esta tarde de fados que viria a terminar já de noite, teve o ponto alto com a atuação da fadista Maria da Fé.
A solidariedade para com a associação e a defesa dos animais foram sentimentos que os fadistas fizeram questão de partilhar com o público, onde não faltou o presidente da câmara municipal, Fernando Pinto, a vereadora Maria de Fátima Soares e o vereador Vasco Pinto.
A ação desenvolvida ao longo dos anos pela associação “Os Canitos” mereceu elogios por parte do presidente da câmara, que lamentou o estado atual do canil municipal.
“Sinto orgulho por, enquanto presidente da câmara, estar a partilhar com esta associação e todos vós, um momento importante para os nossos amigos de 4 patas e gratidão porque não posso deixar de, publicamente, reconhecer que a associação faz o que devia ser competência da câmara, que não o faz pelas mais diversas razões”, disse Fernando Pinto.
De acordo com o presidente da Câmara de Alcochete, “o cenário que temos no canil é um cenário dantesco, grotesco e só não é mais triste porque o Nuno Pascoal e seus pares, fazem de facto este trabalho extraordinário. Existem de facto muitas coisas erradas no canil, não só sobrelotação mas há falta de condições, o canil transformou-se numa lixeira municipal”, lamentou o autarca, que garantiu que: “Estamos em busca de soluções, estamos a ver de que forma as vamos implementar para poder colocar o canil mais apresentável, com mais condições de habitabilidade para os patudos e também dar condições a quem labora naquele espaço, que queremos que seja mais digno, para o acolhimento dos animais abandonados nomeadamente os cães”.

Festa garantiu 1500 euros para "Os Canitos" 
Esta foi mais uma iniciativa que a associação “Os Canitos” promoveu no sentido de angariar fundos para manter e cuidar os canídeos que estão no canil municipal.
“Conseguimos com a realização deste evento cerca de mil e 500 euros que, apesar de não ser muito, permite-nos efetuar o pagamento dos últimos três meses na veterinária e comprar alguns medicamentos para os nossos patudos”, disse o presidente da direção.
“Temos grandes limitações a nível orçamental para podermos cuidar mais e melhor dos canídeos ali presentes e é por isso que precisamos e muito da vossa ajuda. Precisamos que se tornem nossos sócios para termos verbas mensais, precisamos que façam mais voluntariado, precisamos que apareçam”, apelou Nuno Pascoal.
O presidente da direção da associação agradeceu a toda a sua equipa de voluntários o tempo investido na associação, pois “existe um grande investimento pessoal de quem está neste tipo de associações e existe muito trabalho feito que é invisível para os olhos das pessoas”.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete

Comentários