É Natal em Almada com música, mercado e cultura

O Mercado de Natal Amigo da Terra acontece até domingo com entrada gratuita

Até 17 de Dezembro vai ouvir-se música de Natal por todos os cantos da Oficina de Cultura e na Praça de São João Baptista, em Almada. É lá que acontece o Mercado de Natal Amigo da Terra, um evento que junta bancas de artesãos e marcas nacionais; bem como 50 eco-oficinas gratuitas que ensinam a criar peças em materiais recuperados, espetáculos de música ao vivo, DJ’s, tasquinhas, peças de teatro e showcookings. Além disso, durante os cinco dias, há um espaço dedicado aos jogos e horas de conto. Se não quiser andar carregado com as compras pode pedir, imagine-se, que lhe entreguem tudo em casa de bicicleta.Este serviço, tal como a entrada no mercado, é gratuito. A Câmara de Almada preparou uma programação de Natal que vai até às Janeiras, com dezenas de propostas para saborear este tempo de partilha.
Natal com muita luz e cultura na cidade de Almada 

Até domingo, a Oficina de Cultura e a Praça S. João Batista vão ser palco de mais um evento solidário e sustentável de entrada gratuita e que promete mostrar o que de melhor se faz no artesanato português e não só.
Presentes solidários a um euro, produtos nacionais, oficinas práticas, sessões de show-cooking, música, teatro, passeios de bicicleta... os 'ingredientes' estão lançados para mais uma edição do Mercado de Natal Amigo da Terra, em Almada.
"Todos os expositores foram desafiados a ter pelo menos uma sugestão de presente que não ultrapasse o valor de um euro, para que o mercado seja acessível a todos. Calçado e vestuário feitos de matérias naturais, brinquedos de madeira, cosmética natural ou mobiliário restaurado são algumas das muitas novidades deste ano", lê-se num comunicado enviado às redações, que destaca ainda a possibilidade de cada pessoa criar o seu próprio presente numa das 50 eco-oficinas gratuitas que dão todas as dicas necessárias para uma oferta especial.
"E se não quiserem carregar os seus presentes para casa, os visitantes têm à sua disposição um serviço gratuito de entrega de compras em bicicleta que pode ser solicitado no local", destaca a mesma nota.
Além de todas as barraquinhas de artesanato e criações nacionais, o Mercado de Natal Amigo da Terra, organizado pela Câmara Municipal de Almada, contará ainda com tasquinhas, com o Espaço Amor Rafeiro - onde pode adotar um amigo de quatro patas e ajudar a causa animal - e com a Sementeca, um espaço "onde pode trocar e doar sementes tradicionais, contribuindo para a biodiversidade e preservação de sementes antigas".
Como não poderia deixar de ser, também haverá música ao vivo, teatro e muita animação para toda a família.
O Mercado de Natal Amigo da Terra arrancou ontem à tarde funciona das 12 às 21 horas. A entrada é gratuita. 

Festa do Natal aos Reis 
Em Almada já brilham mais de 500 mil luzes de Natal, todas em tecnologia led, decorando igrejas, avenidas, praças e espaços de encontro e cultura. E é aqui que se multiplicam também as propostas de actividades para celebrar esta quadra tão especial.
A Câmara  de Almada preparou uma programação de Natal que vai até às Janeiras, com dezenas de propostas para saborear este tempo de partilha.
O programa Do Natal aos Reis em Coro, em que grupos corais animam espaços públicos, associativos e culturais, já começou e inclui mais de 60 apresentações, até ao dia 28 de Dezembro. As famílias podem ainda contar com as iniciativas para crianças nas bibliotecas, museus, Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea e Solar dos Zagallos, para desenhar, pintar, ouvir histórias e até cozinhar.
Os últimos dias do ano são também para saborear no Teatro Municipal Joaquim Benite, onde há peças para miúdos e graúdos, um concerto com Ana Moura e o bailado O Lago dos Cisnes, interpretado pela Companhia Nacional de Bailado.
E porque todas as crianças deveriam ter um presente no sapatinho, a Câmara de Almada volta a organizar a Festa de Natal das Escolas, que proporciona a 1200 alunos do pré-escolar e 1.º Ciclo da rede pública uma manhã em cheio, com direito a lanche e, claro, o tal presente! Até 15 de Dezembro, no Complexo Municipal dos Desportos, no Feijó.
"Por cá, a Festa de Passagem de Ano faz-se com muita música e um espectáculo de fogo-de-artifício junto às águas do rio Tejo. Os Azeitonas são a banda portuguesa convidada para actuar em Cacilhas, a partir das 23 horas de dia 31", explica a autarquia.
O primeiro grande evento cultural em Almada volta a ser o Concerto de Ano Novo, na sala da centenária Academia Almadense, dia 7 de Janeiro. A Orquestra Promenade, sob a batuta do maestro Joshua dos Santos vai interpretar um programa que explora a multiplicidade da música latino americana e os seus grandes compositores.
O pianista português Vasco Dantas Rocha, da nova geração da música clássica nacional, é o solista deste concerto.

Agência de Notícias com Câmara de Almada

Comentários