Doações de Setúbal levam água aldeia em Moçambique

Autarquia e mecenas juntam dinheiro para construção de poços de captação de água potável

A Câmara de Setúbal aprovou, em reunião do executivo, a aceitação de doações no âmbito de uma campanha solidária para construção de poços de captação de água potável em Quelimane, em Moçambique. A campanha impulsionada pela autarquia contou com o apoio mecenático de cinco empresas da região, que fizeram doações para a construção de um ou mais poços de captação de água potável em Quelimane, cujo valor unitário está orçado em 2 mil e 965 euros. A autarquia de Setúbal "decidiu lançar uma campanha de angariação de fundos para a construção de poços de captação de água potável de forma a mitigar este gravíssimo problema e assim mudar o presente e construir o futuro de muitos milhares de crianças”, sublinha a deliberação.
Setúbal ajuda população a ter água portável mais perto de casa 

Associaram-se a esta causa solidária em Quelimane, cidade com a qual Setúbal tem um protocolo de geminação desde 2000, a M Lupi-Sociedade Imobiliária Unipessoal Lda., a Mobilift Portugal Lda., a VSObras24h Unipessoal, Lda., a Herdade de Algeruz Empreendimentos Turísticos Lda. e a Squareview Lda.
A campanha deu resposta a uma necessidade identificada aquando da visita, no ano passado, de uma delegação setubalense àquela cidade moçambicana, altura em que foi partilhada pelos autarcas locais a dificuldade de a população residente em bairros periféricos aceder a água potável.
A escassez de água registada naquela zona de Moçambique obriga a que as pessoas percorram, diariamente, grandes distâncias para obter água, situação que se torna mais preocupante no caso das crianças, o que contribui para uma taxa de abandono escolar na ordem dos 62 por cento.
“A Câmara Municipal de Setúbal decidiu lançar uma campanha de angariação de fundos para a construção de poços de captação de água potável de forma a mitigar este gravíssimo problema e assim mudar o presente e construir o futuro de muitos milhares de crianças”, sublinha a deliberação.
Além da aceitação das doações, a autarquia deliberou a aprovação de um voto de agradecimento às empresas pelo apoio concedido e de uma declaração às empresas para efeitos fiscais dos montantes doados para a construção dos poços de captação de água potável em Quelimane.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários