Crianças de Setúbal batizaram novos golfinhos do Sado

Golfinhos são Bolinhas, Sereia e Lua

Bolinhas, Sereia e Lua foram os nomes escolhidos, no dia 11, pelos alunos do Agrupamento de Escolas Luísa Todi para as três crias de golfinhos nascidas este ano no Estuário do Sado. Os nomes foram anunciados pela presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, após as mais de seis dezenas de crianças dos 3.º e 4.º anos terem votado com base numa lista de trinta nomes apresentada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.“Vocês são os padrinhos destes três novos residentes do Sado. A responsabilidade é muito grande! O que é que não podem fazer na água?”, questionou a presidente da câmara.
Crianças de Setúbal escolhem nomes para os golfinhos do Sado 

As crianças responderam em uníssono “poluir!” e aplaudiram, satisfeitas, os nomes escolhidos para os afilhados.
Bolinhas é o nome para a cria nascida a 15 de Junho, filha de Moisés. Já a cria de Ligeiro nascida a 1 de Agosto foi batizada com o nome de Sereia e o mais recente membro do Sado, nascido a 29 de Setembro, filho de Serrote, chama-se Lua.
A votação decorreu no auditório da Escola Básica Luísa Todi, numa iniciativa organizada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas em parceria com a Câmara de Setúbal, que incluiu uma apresentação dinamizada por Ana Cristina Falcão, técnica da equipa de monitorização dos roazes do Sado da Reserva Natural do Estuário do Sado, sobre a comunidade de roazes do Sado, constituída por trinta espécimes.
“Em 2015, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas decidiu que as crias de golfinhos serão sempre batizadas nas escolas. Por isso, estamos aqui hoje”, explicou Ana Cristina Falcão às crianças.
Também a presidente da autarquia sublinhou a importância de envolver as crianças, como forma de as sensibilizar para a preservação ambiental. “Desde muito cedo temos de ensinar as crianças que elas são peça fundamental no futuro, para a mudança de mentalidades e para a preservação do ambiente. É para nós motivo de grande alegria e orgulho que sejam elas a escolher os nomes das novas crias”.
Maria das Dores Meira salientou o facto de, apenas num ano, terem nascido três novos roazes no Sado, o que demonstra “a maior atenção que tem sido dada à comunidade e ao meio envolvente, com vista à sua preservação”, pelo ICNF em parceria com a Câmara Municipal e outras entidades.
Além da presidente da autarquia, o evento contou com as presenças do vereador da Educação, Ricardo Oliveira, e da Miss Portugal, a jovem setubalense Filipa Barroso, antiga aluna do Agrupamento de Escolas Luísa Todi.
No final, a técnica do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e o vereador Ricardo Oliveira distribuíram material informativo e lúdico pedagógico e houve um momento musical pelo Grupo de Bombos da EB Luísa Todi.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários