Convento de Jesus, em Setúbal, com nova envolvente

Autarquia investe 1,5 milhões na melhoria da qualidade urbanística

A adjudicação da empreitada de requalificação da zona envolvente ao Convento de Jesus, investimento superior a 1,5 milhões na melhoria da qualidade urbanística daquela área nobre da cidade, foi aprovada no dia 20, em reunião pública, pela Câmara de Setúbal. A empreitada “Requalificação da Envolvente do Convento de Jesus”, foi adjudicada por concurso público à empresa Arquijardim, SA., que dispõe de um prazo de 365 dias para executar a obra, orçada em 1 milhão e 469 mil 655,96 euros, valor ao qual acresce IVA à taxa legal em vigor.
Autarquia vai requalificar espaços do Convento de Jesus 

A intervenção impulsionada pela Câmara de Setúbal tem como objetivo a "adoção de medidas destinadas a melhorar o ambiente urbano e enquadra-se na estratégia camarária de reabilitação física do edificado "destinado a equipamentos de utilização coletiva e do espaço público envolvente ao Convento de Jesus", explica a autarquia em comunicado.
A empreitada inclui, na praça defronte do Convento de Jesus, a execução de um conjunto de trabalhos de requalificação com ações ao nível de infraestruturas e equipamentos hidráulicos e elétricos, de beneficiação paisagística e de conservação e restauro do património.
"A operação urbanística destinada a requalificar o espaço urbano engloba ainda intervenções numa área de estacionamento localizada a norte/poente do Convento de Jesus, neste caso com ações que visam a instalação de uma rede de drenagem de pluviais, de sistemas de iluminação e trabalhos de arqueologia", diz a autarquia sadina.
Devido à obra, o Museu de Setúbal – Convento de Jesus está encerrado ao publico. A intervenção abrange também "beneficiações nas alas este e norte e nos claustros do Convento de Jesus, na igreja e no coro alto", sublinha a autarquia.
A obra, com conclusão prevista para o final de 2018, realizada no âmbito do processo de reabilitação geral do monumento nacional, obrigará também, numa fase mais avançada dos trabalhos, a encerrar temporariamente a Igreja de Jesus.
O Convento de Jesus, após mais de duas décadas de encerramento por razões de segurança, reabriu parcialmente em Junho de 2016, nomeadamente com alguns núcleos expositivos, após obras impulsionadas pela Câmara de Setúbal, que se substituiu ao Estado para travar a degradação do imóvel do século XV.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários