Autarcas do Montijo visitam IPSS do concelho

Executivo atento às instituições particulares de solidariedade social

O executivo municipal do Montijo prosseguiu o períplo de visitas que está a realizar às instituições particulares de solidariedade social do concelho. "Nesta época de Natal, com esta presidência aberta junto das IPSS, a Câmara do Montijo pretende reforçar a proximidade e parceria com estas instituições e conferir maior visibilidade às respostas qualificadas que o município e estas instituições proporcionam na rede social local, regional e, até mesmo, nacional", explica a autarquia em comunicado. Os autarcas visitaram o Centro de Acolhimento Temporário Sol dos Meninos do Centro Social de São Pedro do Afonsoeiro, a Cercima, Casa Abrigo da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição e a Cantina Social da Santa Casa da Misericórdia do Montijo.
Autarcas passaram pela Cercima no Montijo 

Nuno Canta, acompanhado pelos vereadores Ricardo Bernardes e Sara Ferreira e pelo Fernando Caria, presidente da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, Nuno Canta visitou o Centro de Acolhimento Temporário Sol dos Meninos do Centro Social de São Pedro do Afonsoeiro e a Cercima, no dia 12 de Dezembro. No dia seguinte, esta presidência aberta prosseguiu na Casa Abrigo da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição e na Cantina Social da Santa Casa da Misericórdia do Montijo.
No Sol dos Meninos, os autarcas tiveram oportunidade de verificar as melhorias que têm sido realizadas nas infraestruturas da instituição, que permitem dar mais conforto às 12 crianças que, atualmente, ali residem. Foram, ainda, abordadas algumas necessidades mais prementes, nomeadamente a reparação de um corrimão na escada de acesso ao primeiro andar e a aquisição de uma nova máquina de lavar roupa, que a câmara e a junta assumiram o compromisso de resolver, assim que seja possível.
A visita à Cercima permitiu um contacto direto com os 90 utentes que estão presentes nas atividades diárias que decorrem naquele espaço. A Cercima presta apoio a mais de  mil  pessoas com deficiência dos concelhos de Montijo e Alcochete, promovendo a sua inclusão social e o desenvolvimento das suas competências pessoais.
O presidente da câmara visitou a Casa Abrigo, uma valência da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição que presta uma resposta de âmbito nacional, ao nível da violência contra as mulheres. Também nesta instituição são necessárias algumas pequenas intervenções, que o autarca assumiu a responsabilidade da câmara executar.
Na Cantina Social foi possível verificar o trabalho de grande importância social que este projeto realiza junto das pessoas e das famílias economicamente mais vulneráveis do concelho. Neste momento, semanalmente, a Cantina Social dá apoio alimentar a 29 famílias, a nove instituições do concelho e a 15 famílias do Plano de Emergência Familiar. Diariamente, deslocam-se à Cantina Social cerca de 40 utentes para fazer as suas refeições.
Com o apoio da câmara, o espaço da Cantina Social tem sofrido diversas intervenções, como a aquisição de uma arca frigorífica ou o asfaltamento do espaço de acesso, por exemplo, que permitiram qualificar esta resposta social.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários