Autarcas do Montijo visitam IPSS do concelho

Nuno Canta realiza presidência aberta nas Faias, Pegões e Canha

No passado dia 4 de Dezembro, o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, iniciou um périplo de visitas a diversas instituições particulares de solidariedade social do concelho, com o objetivo principal de reforçar a proximidade e parceria com estas instituições e conferir maior visibilidade ao trabalho de grande relevância que realizam em benefício do Montijo e dos montijenses. Acompanhado pelos vereadores Ricardo Bernardes e Sara Ferreira, Nuno Canta esteve na zona Este do concelho, onde visitou a Associação do Lar de Idosos de Pegões, o Centro de Ação Social e Cultural das Faias e a Casa do Povo de Canha. Este périplo de visitas às IPSS do concelho vai prosseguir no próximo dia 12 de dezembro, com a visita ao Sol dos Meninos do Centro Social de São Pedro do Afonsoeiro e à Cercima.

Autarcas dedicam presidência aberta à solidariedade social 

Nesta época de Natal, o presidente da Câmara do Montijo deixou a dirigentes e utentes uma mensagem de boas festas e de esperança para o ano de 2018, mas sobretudo uma mensagem de orgulho e admiração pelo papel insubstituível que desempenham junto da comunidade montijense.
Na Associação do Lar de Idosos de Pegões, atualmente com 42 utentes nas valências de creche, centro de dia para idosos e apoio domiciliário, foi possível contactar diretamente com os utentes, das crianças aos seniores, que utilizam diariamente os serviços e instalações da sede daquela associação, inaugurada em 2015 em terreno cedido pela câmara.
A visita ao Centro de Ação Social e Cultural das Faias serviu para verificar as diversas obras que foram efetuadas com o apoio da câmara municipal e que dotaram de melhores condições as instalações desta instituição, que tem 90 utentes nas valências de creche, pré-escolar, ATL, centro de dia para idosos e apoio domiciliário.
No total, nos últimos anos, "a câmara apoiou a instituição em cerca de 47 mil euros, que permitiram a instalação de um toldo, de uma vedação no centro de dia, o apoio na aquisição de uma carrinha, pinturas diversas e outras obras", disse a Câmara do Montijo.
Foi, ainda, abordada uma futura parceria, entre a câmara, a Junta da União das Freguesias de Pegões e a instituição, para a utilização da antiga Escola Básica das Faias, que já não integra a rede de edifícios escolares e poderá servir para a dinamização de atividades para a comunidade.
O primeiro dia desta presidência aberta terminou na Casa do Povo de Canha. Atualmente, a instituição tem cerca de 125 utentes, prestando serviços nas áreas da infância e seniores.
A principal preocupação na Casa do Povo de Canha é "o projeto do Lar de Idosos, que se encontra dependente de uma resolução jurídico-administrativa relativa à desanexação de uma parcela de terreno que é propriedade da Cooperativa Almansor", explica a autarquia. Nuno Canta assegurou que a câmara está a diligenciar todos os esforços para resolver com celeridade esta questão.
Este períplo de visitas às IPSS do concelho vai prosseguir no próximo dia 12 de Dezembro, com a visita ao Sol dos Meninos do Centro Social de São Pedro do Afonsoeiro e à Cercima.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários