Eficiência energética anunciada em Almada

"As questões do clima e da energia são da maior importância para o futuro das nossas cidades" 

O Complexo Municipal de Piscinas, na Caparica, em Almada, foi o local escolhido por Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, para apresentar o novo concurso para a “Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local. O Governo vai disponibilizar 150 milhões de euros para concursos para a eficiência energética na administração local, anunciou o ministro em Almada. Este novo financiamento "é mais um passo" para "fazer face à necessidade de enfrentar as alterações climáticas" e aos objetivos estabelecidos no Acordo de Paris, diz a Câmara de Almada, em comunicado. 
Ministro anunciou programa de eficiência energética em Almada 

"É este tipo de projetos que o Governo pretende ver desenvolvidos, com melhoria nas coberturas e nos revestimentos dos edifícios, melhoria da iluminação pública e gestão dos gastos de energia", explicou Pedro Marques, após a visita às piscinas municipais, na Caparica.
"Este é um edifício, que possui elevados padrões de eficiência energética [classe A+] e que, por isso, constitui um excelente cenário para a apresentação do novo concurso", sublinhou a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros.
A autarca sublinhou que "as questões do clima e da energia são da maior importância para o futuro das nossas cidades e das suas populações".
No caso de Almada, por exemplo, "a iluminação pública representa cerca de 60 por cento do consumo total de energia de toda a Câmara, o que demonstra inequivocamente a importância da intervenção para a sua redução", adianta a autarca.
No concelho tem-se avançado de forma faseada com "um sistema de telegestão inovador, que possibilita a regulação de fluxo luminoso, economizando 40 a 50 por cento da eletricidade necessária para o seu funcionamento, mantendo o nível e a qualidade do serviço".
"Esperamos poder vir financiar a extensão desta tecnologia, no âmbito deste novo concurso hoje apresentado", exemplificou Inês de Medeiros na cerimónia.

Agência de Notícias com Câmara de Almada 

Comentários