Seixal reduz IMI pelo terceiro ano consecutivo

Câmara estima deixar de encaixar cerca de sete milhões de euros

A Câmara do Seixal anunciou a redução da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 0,395 por cento em 2018, o que implica uma diminuição de verbas na ordem dos sete milhões de euros. “Pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara do Seixal irá prosseguir a diminuição do valor da taxa do imposto municipal sobre imóveis, que se situará em 2018 nos 0,395 por cento. A opção por uma nova redução na taxa do IMI não irá colocar em causa a sustentabilidade das contas públicas e permite prosseguir uma política de investimento na qualidade de vida da população do concelho”, refere a autarquia em comunicado. A taxa do IMI no Seixal em 2017 foi de 0,4 por cento, enquanto em 2016 foi de 0,41 por cento. 
IMI no Seixal volta a descer para o ano 

A autarquia, liderada por Joaquim Santos (CDU), refere que a decisão de reduzir o IMI implica “o não recebimento de quase sete milhões de euros de receitas”.
“Caso a autarquia tivesse optado pela adesão ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), isso obrigaria à aplicação da taxa máxima de IMI, situação que levou o município a recusar tal opção”, salienta.
No documento, a autarquia do Seixal acrescenta que o Plano de Consolidação Orçamental da autarquia preconizava uma taxa de IMI em 2018, de 0,425 por cento, mas que, em “virtude dos elevados níveis de cumprimento dos objectivos do referido plano, e a par da renegociação do mesmo realizada em 2015, este aumento pôde ser afastado”.
O presidente Joaquim Santos afirmou que o objectivo é conseguir “reduzir progressivamente” a taxa de IMI nos próximos três anos.
Os municípios têm liberdade para fixar a taxa de IMI entre o intervalo de 0,3 e 0,45 por cento.

Agência de Notícias com Lusa

Comentários