Palmela recebeu comunidade educativa do concelho

Recursos educativos locais garantem sucesso escolar

A Câmara de Palmela promoveu a Receção à Comunidade Educativa 2017-2018, momento de convívio e de confraternização entre docentes, educadores auxiliares de ação educativa, estudantes e famílias, reforçando o relacionamento entre a Escola, o município, os territórios e as instituições locais. A homenagem a professoras e auxiliares aposentadas no ano letivo anterior foi, como habitualmente, um dos momentos mais emotivos da receção, reconhecendo o importante papel que desempenham na comunidade. O ano letivo 2017/2018 vai ser vivido sob a temática da promoção do sucesso escolar (Eu Conquisto o Meu Sucesso!), por via da construção do “Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Palmela”, apresentado aos docentes do concelho, através da projeção de um filme.
Professores recebidos ao ritmo de danças tradicionais 


A disponibilização de mais e melhores recursos educativos, com vista à promoção do sucesso escolar, foi partilhada, na ocasião, pelo presidente da Câmara Municipal. "Palmela, enquanto Município Educador, procura apostar de forma equilibrada, consciente e responsável em intervenções que, muitas vezes, vão além das suas competências legais, desenvolvendo políticas que contribuem ativamente para o modelo de escolaridade orientada para as aprendizagens, para a qualificação, para o sucesso e para a cidadania democrática", sublinhou Álvaro Amaro, que destacou, igualmente, a abertura do curso de programador informático na Escola Básica e Secundária José Saramago, uma "legítima reivindicação da comunidade educativa", o que possibilitará a continuidade dos estudos nas freguesias de Poceirão e Marateca para além do 9.º ano.
Para o reforço do sucesso escolar entre o pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico, reforçou o autarca, o Município assegura "condições de conforto e de segurança", numa lógica de inclusão que "proporcione atividades complementares e enriquecedoras, partilha de recursos e o tão indispensável apoio à família".
Os mais recentes exemplos deste investimento são as obras na EB de Palmela 2, assim como a ampliação e requalificação das escolas básicas de Aires, de Águas de Moura 1, de Cabanas e António Matos Fortuna, em Quinta do Anjo, "num investimento total na ordem dos dois milhões e 500 mil euros", recordou Álvaro Amaro.
A Receção contou com vários momentos de animação: a EB José Saramago apresentou o excerto de opereta “Com D. Dinis e D. Isabel”, o Teatro O Bando proporcionou uma “Arruada Afonsina” no Largo de S. João, a EB José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, dinamizou um momento musical e Leónia de Oliveira convidou os presentes a recordar danças tradicionais.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela

Comentários