Moscatel investe novos confrades em Setúbal

O melhor moscatel do mundo tem novos confrades 

A Confraria do Moscatel de Setúbal tem 26 novos confrades, que juraram, no dia 24, na cerimónia de investidura que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, defender, valorizar e promover este vinho generoso. Um brinde com um lote comemorativo dos 110 anos do Moscatel de Setúbal selou o juramento dos mais recentes confrades, no âmbito do III Grande Capítulo da Confraria do Moscatel de Setúbal. Na abertura da cerimónia, o grão-mestre da confraria, Filipe Cardoso, pediu ajuda aos novos elementos na “fácil tarefa” de promover um “produto que fala por si” e que, por três vezes, nos últimos seis anos, obteve o título de Melhor Muscat du Monde, entre outras distinções, um pouco por todo o mundo.
Confrades promovem o moscatel de Setúbal pelo mundo 

Filipe Cardoso apelou para não terem vergonha de envergar as vestes, a insígnia e o chapéu de confrades e deixou o desafio a todos para usarem as vestes oficiais da confraria sempre que se deslocarem, em conjunto, a eventos de divulgação do vinho generoso.
A presidente da Câmara  de Setúbal, Maria das Dores Meira, mostrou-se satisfeita pelo facto de a autarquia sadina, um dos confrades fundadores, ter sido escolhida para a realização da cerimónia. “É uma honra enorme tê-los aqui na casa que é de todos os setubalenses e de todos quantos nos dão o prazer da visita”.
Após as boas-vindas da anfitriã do evento, seguiu-se a entronização dos novos confrades, desde produtores de vinho a figuras que se destacam na vida política e social.
O embaixador de Portugal em Pequim, José Augusto Duarte, a diretora regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Maria Elizete Jardim, e o presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, António Frederico Falcão, foram entronizados confrades de honra.
Os novos confrades de mérito são o jornalista Amílcar Malhó, o proprietário da Garrafeira Tody, Filipe Palheira, o presidente da Associação de Futebol de Setúbal, Francisco Cardoso, o proprietário do restaurante lisboeta Solar do Kadete, José de Sousa, a diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, Maria João Carmo, o ator Paulo Rocha e o proprietário do estabelecimento “Casa das Tortas”, Paulo Ferreira.
Como confrades irmãos foram entronizados António Soares Franco, Adriano Tiago, Paulo Maló de Carvalho, Pedro Simões, Nuno Filipe Palhoça, Nuno Canastra, Francisco Camolas de Matos, Carlos Joaquim Ferreira, Ana Isabel Silveira, António Simões Saramago, José Caninhas, Alexandre Rocha Andrade, Andreia Lucas, Carlos Ferreira, Mónica Rodrigues e Sónia Ferreira.
De salientar que os confrades irmãos são aqueles que estão ligados diretamente à produção, comercialização e certificação do Moscatel de Setúbal.
Terminada a cerimónia, a Confraria do Moscatel de Setúbal reuniu-se na escadaria dos Paços do Concelho para uma fotografia de grupo e seguiu depois para um jantar comemorativo, realizado na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários