Autarquia de Setúbal aberta a ideias dos jovens

“Só é democracia a sério com a voz dos jovens”

Cerca de três dezenas de jovens debateram, no auditório da Casa do Largo, em Setúbal, propostas em diversas áreas que consideram relevantes para responder às suas necessidades. O Fórum da Juventude de Setúbal, com a presença do vereador da Câmara Municipal Pedro Pina, mobilizou a comunidade juvenil do concelho para, durante cerca de três horas, analisar a realidade do concelho no que diz respeito a áreas como cultura, desporto, ambiente, ação social e educação. Sob o lema “Só é democracia a sério com a voz dos jovens”, os participantes, organizados em cinco grupos temáticos, apresentaram propostas com o objetivo de as trabalharem em conjunto com a autarquia sadina. 
Jovens de Setúbal debateram ideias com autarquia

A criação de um festival anual para dar a conhecer artistas setubalenses em diversas áreas e de uma sede cultural gerida por jovens foi apontada no conjunto de sugestões no setor da cultura.
No que diz respeito à ação social, os jovens consideram importante a implementação de uma base de dados disponível online numa parceria entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional e as instituições, facilitadora da procura de emprego e voluntariado, bem como de um programa de tempos livres remunerado.
O reforço da rede de ciclovias, uma nova escola de dança e oportunidades de formação de treinadores de futsal e de basquetebol são propostas da área do desporto.
A nível do ambiente, os jovens presentes no Fórum da Juventude de Setúbal defendem o reforço da proteção no Parque Natural da Arrábida, com a colocação de depósitos de resíduos nos miradouros da serra e a criação de trilhos identificados.
A instalação de depósitos de beatas em vários pontos da cidade, que sejam ao mesmo tempo peças de arte urbana, inspiradas em motivos típicos setubalenses, foi outra ideia apresentada na área ambiental.
Na educação, foi proposta a criação de um espaço para os jovens estudarem e fazerem trabalhos de casa e de grupo em complemento da Biblioteca Pública Municipal.
O vereador Pedro Pina considera o Fórum da Juventude um instrumento importante de participação dos jovens, por se constituir como um “espaço de partilha e debate” que tem como objetivo incentivar a população juvenil, formal ou informalmente organizada, a contribuir para a definição de uma política de juventude municipal adaptada às suas necessidades.
O autarca reafirmou a opção política da Câmara Municipal de Setúbal de manter o Fórum da Juventude, “aberto à participação de todos, em associações ou a nível individual”, em detrimento de conselhos municipais da juventude.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

Comentários