Dá um Gosto ao ADN

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Setúbal aprova pesar pelas vítimas dos incêndios

Câmara quer bombeiros em alerta todo o ano e não apenas durante determinadas épocas

A Câmara  de Setúbal apresentou, em reunião pública, votos de pesar pelas vítimas dos incêndios que fustigaram nos últimos dias grande parte do território nacional. No documento, a autarquia sadina alerta para a necessidade de serem tomadas medidas urgentes. “O fogo mostrou, uma vez mais, a enorme força com que é capaz de destruir vidas e bens, em particular quando o território se converte, por várias razões, em pasto fácil para as chamas”.  Uma saudação aos bombeiros portugueses, na qual é defendida a urgência na adoção de medidas para evitar a repetição de tragédias como as recentes, foi igualmente aprovada. Ao mesmo tempo, O talho do Porco Preto, no Mercado do Livramento, está a proceder à recolha de alimentos e vestuário para entregar às populações de Arganil e Vila Nova de Poiares.
 Setúbal apresentou votos de pesar pelas vítimas dos incêndios 


A autarquia manifesta “profundo pesar” pelas 41 mortes ocorridas em concelhos como Guarda, Penacova, Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil, Sertã, Vouzela, Nelas, Santa Comba Dão, Carregal do Sal e Tondela, sublinha um texto apresentado pela CDU.
No documento, a Câmara Municipal de Setúbal alerta para a necessidade de serem tomadas medidas urgentes. “O fogo mostrou, uma vez mais, a enorme força com que é capaz de destruir vidas e bens, em particular quando o território se converte, por várias razões, em pasto fácil para as chamas”.
Por isso, adverte, “urge definir e implementar com a maior urgência soluções que permitam reverter a atual situação e evitar novas tragédias como aquelas assistidas durante o verão”.
Na mesma reunião pública, o PS apresentou um voto de pesar no qual manifesta solidariedade “no momento de nova tragédia provocada pelo flagelo dos incêndios florestais, que deixaram, uma vez mais, um terrível lastro em perdas humanas e materiais”.
O voto de pesar refere que “é tempo de agir e auxiliar quem mais necessita” e de reafirmar o compromisso para com uma “verdadeira reforma estrutural na floresta portuguesa, que contribua para combater e atenuar os terríveis efeitos que o país tem vindo a sofrer”.
A Câmara de Setúbal endereça às famílias das vítimas mortais dos incêndios, através dos presidentes dos municípios onde residiam, as mais sentidas condolências.

Saudação aos bombeiros defende adoção de medidas
Em 2017 já morreram mais de 100 pessoas nos incêndios 
Uma saudação aos bombeiros portugueses, na qual é defendida a urgência na adoção de medidas para evitar a repetição de tragédias como as recentes, foi igualmente aprovada.
A autarquia afirma que assume o seu papel no funcionamento do necessário dispositivo local de combate a incêndios, quer com a manutenção da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, quer com o apoio financeiro que concede aos Bombeiros Voluntários de Setúbal, que contribuíram para as operações de combate aos incêndios no último fim de semana.
Este dispositivo funciona “todo o ano e não apenas durante determinadas épocas”, pois “os fogos florestais não conhecem calendários”.
O município considera urgente a adoção de “medidas consistentes” para evitar a repetição de tragédias como as que acontecerem recentemente. “É da maior importância que o Estado assuma as suas inalienáveis responsabilidades por décadas de abandono de vastas zonas do interior do país onde se promoveu a desertificação com encerramento de serviços públicos e a promoção do afastamento de populações para as grandes cidades e para o litoral”.
A Câmara de Setúbal defende que os incêndios florestais e os elevados custos humanos e materiais que deles decorrem são “o resultado de décadas destas políticas em que a racionalidade financeira que levou ao encerramento de muitos serviços públicos e ao afastamento de populações gerou a mais iníqua irracionalidade humana”.
A autarquia recorda que os bombeiros são os primeiros a chegar e os últimos a abandonar o teatro de operações, assim como são “os primeiros a ter de suportar críticas injustas e deslocadas”.
Os bombeiros, refere a saudação, são “aqueles que, no fim, quando tudo arde, dos poucos que permanecem no terreno a dar a cara às populações, a assumir erros e a tentar, por todos os meios, salvar o que é possível salvar”.
São os bombeiros, na maioria voluntários, que “continuam a trabalhar com reduzidos orçamentos e com meios insuficientes” e a ser “escassamente pagos para assumir toda esta responsabilidade”, num quadro de “esquemas de pagamento das horas absolutamente injustos” e de “uma lei de financiamento que se demonstrou desadequada e geradora de enormes injustiças”.
A estes homens e mulheres que “tudo dão em troca de muito pouco” e que denotam “espírito de sacrifício, saber e resiliência”, a Câmara de Setúbal envia “uma forte saudação”.

Campanha de recolha de roupas e alimentos para vítimas dos fogos
Encontra-se a decorrer em Setúbal uma campanha de solidariedade para com as populações que foram afectadas pelos incêndios de domingo. O talho do Porco Preto, no Mercado do Livramento, está a proceder, através da gerência e de colaboradores, à recolha de alimentos e vestuário para entregar às populações de Arganil e Vila Nova de Poiares.
Os responsáveis por esta campanha apelam, assim, à solidariedade de todos. “Pedimos a colaboração de todos e informamos também que seremos nós a levar pessoalmente os bens recolhidos aos pontos de entrega nas respectivas localidades. Queremos ter a certeza que o material chega ao destino e que é devida e rapidamente entregue, não caindo em burocracias. Estamos em contacto directo com as autarquias em questão e a acompanhar todo o processo”, revelam.
“Estamos a contar sair na próxima segunda-feira com todo o material que pudermos recolher. O transporte será efectuado nas nossas carrinhas de trabalho, por nós e pelos nossos colaboradores. Para mais esclarecimentos podem visitar a nossa pagina no Facebook (talho porco preto)”, acrescenta a gerência, a concluir.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010