Antigo edifício da GNR de Palmela vai ser requalificado

Posto da GNR recebe reservas arqueológicas municipais

A Câmara de Palmela viu aprovada mais uma candidatura ao Portugal 2020. A intervenção aprovada incide sobre o antigo edifício da GNR de Palmela, atualmente sem qualquer utilização, visa, explica a autarquia em comunicado enviado à Agência de Notícias, "a sua recuperação, devido ao elevado valor arquitetónico que o mesmo tem no Centro Histórico de Palmela, contribuindo para a valorização do património histórico e cultural da vila, em linha com as diversas ações desenvolvidas pela autarquia nos últimos anos". A requalificação do edifício vai custar 220 mil euros, comparticipado a 50 por cento com fundos europeus.  
Antigo posto da GNR vai ser transformado em Arquivo Municipal

A requalificação deste edifício, diz a autarquia de Palmela, "permitirá a instalação, salvaguarda e estudo das Reservas Arqueológicas Municipais, promovendo as valências de laboratório e um espaço de estudo de acervos e o desenvolvimento de outras iniciativas vocacionadas para a animação, o empreendedorismo e o reforço da identidade local".
Para tal, serão fomentadas a "criação e a consolidação de parcerias e protocolos com entidades públicas e privadas e de investigação e desenvolvimento, tornando este espaço um lugar de excelência em matéria de conhecimento e de dinamização local, aberto ao público em geral, a investigadores, estudantes e demais interessados", explica a nota do município. 
A operação “R6. Requalificação do antigo edifício da GNR (Reservas Arqueológicas Municipais)” representa um investimento próximo dos 220 mil euros, cofinanciado em 50 por cento pelo FEDER, e está inscrita no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano – Plano de Ação para a Regeneração Urbana, tendo sido candidatada ao Programa Operacional Regional Lisboa 2020 (PORLisboa2020), no quadro do Eixo 8 – Desenvolvimento Urbano sustentável, através da Prioridade de Investimento 6.5. Adoção de medidas destinadas a melhorar o ambiente urbano.

Agência de Notícias com  Câmara de Palmela 

Comentários