Ostra dá sabor a festival de Setúbal até 5 de Novembro

A ostra volta a ser rainha à mesa dos restaurantes da cidade

Ao longo de 17 dias, os restaurantes que participam no certame gastronómico, organizado pela Câmara de Setúbal com o apoio das empresas Lallemand e Makro, servem pratos onde a ostra é rainha, servida ao natural ou em receitas mais criativas. O primeiro dia inclui uma aula de culinária conduzida pela chef Sandra Faia, com início às 10 horas, no Moinho de Maré da Mourisca, numa organização conjunta da autarquia com a Docapesca. "O Festival da Ostra está incluído num conjunto de certames gastronómicos que a Câmara Municipal de Setúbal desenvolve ao longo do ano de promoção dos produtos regionais e de contributo para a dinamização da restauração local", explica a Câmara de Setúbal. 
Festival da Ostra decorre durante 17 dias em todo o concelho

Depois de "deliciaram-se" com o choco, a sardinha, o carapau-manteiga e o alcorraz, os restaurantes de Setúbal dedicam as suas receitas à ostra, outra riqueza natural da região, para surpreender os visitantes do Festival da Ostra, que decorre até 5 de Novembro.

Provar uma ostra servida ao natural, crua e com umas gotas de limão apenas, é quase como beber do mar. Mas o conhecido bivalve de sabor autêntico é, na verdade, multifacetado. Para comprovar essa riqueza culinária, mais de duas dezenas de restaurantes de Setúbal vão dedicar-lhe algumas receitas, mais tradicionais ou inovadoras, durante o Festival da Ostra 2017 que começa a 20 de Outubro e vai até dia 5 de Novembro.
Antes de sentar os visitantes à mesa, o Festival da Ostra 2017 convida a participar numa aula de culinária conduzida pela chef Sandra Faia, no Moinho de Maré da Mourisca, em pleno estuário do Sado, às 10 horas, logo no primeiro dia. Já no último dia, a mesma chef orienta uma degustação comentada na Casa da Baía, cozinhando receitas e dando a conhecer os vinhos de um dos produtores da Península de Setúbal presentes na garrafeira daquele centro de promoção turística. Será às 18 horas. A participação nas duas atividades é gratuita, sendo necessária inscrição prévia – até aos dias 18 de Outubro e 2 de Novembro, respetivamente – através dos contactos 265 545 010 e turismo.setubal@mun-setubal.pt.
Participam no festival os restaurantes Adega Leo do Petisco, Antóniu’s, Baluarte da Avenida, Cantinho dos Petiscos, Casa do Mar e Estuário do Sado. Mas também as casas Ferribote, Petisqueira O Manel, Poço das Fontainhas, Ribeirinha do Sado, Rius VIP, Solar do Marquês II, Taberna de Azeitão, Taberna Grande e a Taberna Típica O Pescador II, assim como a Tasca das Marés, a Tasca do Xico da Cana e o restaurante Verde e Branco. A maioria dos estabelecimentos localiza-se no centro da cidade.
Este tipo de eventos gastronómicos já se realizam desde há sete anos, organizados pela Câmara de Setúbal com o apoio de várias entidades com o objetivo de valorizar o pescado e a restauração locais. A expetativa é que depois do Festival da Ostra haja até ao final deste ano outro dedicado ao charroco.

Agência de Notícias 

Comentários