Milhares de pessoas celebraram mar em Setúbal

12 embarcações acostadas na cidade apaixonaram setubalenses

Perto de 50 mil pessoas participaram nas diversas atividades da Semana do Mar Setúbal 2017, evento que, entre 3 e 8 de Outubro, pelo quarto ano consecutivo, exaltou a importância ribeirinha da cidade. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal e pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, com a colaboração da Aporvela e da Marinha Portuguesa e de outros parceiros, voltou a levar um mar de gente à zona ribeirinha atraída pelas embarcações emblemáticas acostadas no cais 2. Só o navio-escola Sagres recebeu um total de 13 mil 636 visitas, entre os dias 5 e 7.
Navio Escola Sagres voltou a ser estrela maior em Setúbal 

Os “gémeos” Creoula e Santa Maria Manuela receberam mais de quatro mil visitas cada e a caravela Vera Cruz registou um total de 5432 entradas.
Na frente ribeirinha de Setúbal estiveram ainda acostadas duas embarcações da Fundacion Nao Victoria que se associaram ao evento, a nau Victoria, que recebeu cerca de sete mil visitas, e o El Galeón, com perto de 1500, que deram a conhecer um pouco da história da navegação espanhola.
A edição deste ano da Semana do Mar ficou ainda marcada por um espetáculo inédito de fogo de artifício, com a duração de dez minutos, junto do cais 2, local onde decorreu grande parte dos eventos da quarta edição da Semana do Mar Setúbal 2017.
O espetáculo pirotécnico, que assinalou as oito décadas de navegação dos navios Sagres, Creoula e Santa Maria Manuela, encheu de luz e de cor a baía de Setúbal, com uma multidão a assistir na zona ribeirinha e em locais com vista privilegiada, como o Forte de São Filipe e as Escarpas de Santos Nicolau.
Passeios pelo Sado a bordo das embarcações tradicionais Maravilha do Sado, o Hiate de Setúbal e o Riquitum, e batismos de mar numa lancha de fiscalização rápida da Marinha Portuguesa também estiveram sempre cheios.
De salientar a realização da iniciativa “Experiências de Mar”, que contemplou viagens com dormida e sem dormida no Creoula e na Vera Cruz, dando oportunidade a 220 pessoas de todas as idades de viverem experiências náuticas e desempenharem algumas tarefas a bordo.
O Sagres, o Santa Maria Manuela e o Creoula, da Marinha Portuguesa, e a Vera Cruz, da Aporvela, zarparam de Setúbal no dia 8 de manhã, num desfile náutico que, uma vez mais, encheu a zona ribeirinha com pessoas que quiseram despedir-se das embarcações emblemáticas.

A importância da semana do Mar 
O seminário “Setúbal, Porto e Cidade – Crescer em Conjunto”, a visita “Centro Histórico de Setúbal e Cultura Marítima”, um concerto da Banda da Armada no Fórum Municipal Luísa Todi e o leilão tradicional de pescado “Do Mar à Voz” no edifício da Doca Pesca foram outras atividades que marcaram a Semana do Mar Setúbal 2017.
“Veleiros ao Luar: Street Food & Music”, iniciativa que se realizou no Cais 2, com gastronomia e animação musical, foi outro atrativo do evento.
Além do fogo de artifício, os oitenta anos do navio-escola Sagres foram assinalados com um jantar a bordo da embarcação, que contou com a participação do vereador Carlos Rabaçal.
De acordo com o autarca, o recorde de 12 embarcações acostadas em Setúbal, incluindo os sete navios da Marinha, da Aporvela e espanhóis, dois rebocadores e três barcos tradicionais, e o número de pessoas que participaram nas diversas atividades levaram o evento a atingir “a sua expressão máxima”.
Carlos Rabaçal lembrou que a Semana do Mar nasceu da “mais recente e profícua aproximação das administrações municipais e portuárias”, com a criação de um grupo de trabalho que “tem permitido concretizar um conjunto de ações que estão a modificar de forma consistente e gradual a zona ribeirinha de Setúbal”.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários