Mercado Municipal de Pinhal Novo recebe Feira Sénior

Palmela divulga trabalho de instituições que prestam serviços à terceira idade

No âmbito da iniciativa Outubro Maior – Mês das Pessoas Idosas, o Mercado Municipal de Pinhal Novo recebe, nos dias 24 e 25 de Outubro, a V Feira Sénior de Palmela. Trata-se de uma organização do Grupo Interinstitucional para as Questões do Envelhecimento, constituído por 11 instituições do concelho de Palmela. Aulas abertas de atividades gímnicas, a atuação de grupos corais e musicais, vacinações, conversas sobre saúde e gastronomia tradicional, são alguns dos motivos para visitar a Feira Sénior. O programa do mês do idoso decorre em todas as freguesias, constitui um convite à cidadania ativa da população 55+, partilha de experiências e saberes, valorizando a igualdade de oportunidades, a educação ao longo da vida e a solidariedade intergeracional, e integra um vasto conjunto de atividades.
Feira Sénior volta ao Mercado Municipal de Pinhal Novo 

A Feira decorre, em ambos os dias, no período da manhã, a partir das 10 horas, e integra ações sobre a vacinação contra a gripe e o uso responsável do medicamento, pela Unidade de Cuidados na Comunidade do Agrupamento Centros Saúde Arrábida, e momentos de animação com ginástica pela Fundação COI, e música pela Santa Casa da Misericórdia, Grupo “Gente Boa” de Pinhal Novo e o Grupo Coral da União Social Sol Crescente da Marateca.
A Feira conta, ainda, como convidados, com as presenças da GNR, Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, Centros de Saúde Arrábida e a Unidade de Cuidados na Comunidade Palmela e encerra com o Ciclo de Conversas “Pensar com…Mercado da Cidadania”.
Até ao final do mês decorre, ainda, no âmbito do Outubro Maior, a apresentação do filme “A Aldeia da Roupa Branca” (versão original de 1939) com o Espaço Conversa entre Gerações, no Auditório Municipal de Pinhal Novo, no dia 23, às 14h30 e dia 30, às 14h30, no Centro Cultural de Poceirão. Dia 31, às 14h30, a Sociedade Filarmónica União Agrícola de Pinhal Novo acolhe a iniciativa “Baile na Sociedade”, com a acordeonista Sara Pessoa.
O Grupo Interinstitucional para as Questões do Envelhecimento é constituído pela União Social Sol Crescente da Marateca, Associação de Idosos e Reformados de Poceirão, Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de Pinhal Novo, Fundação COI, Centro Social Paroquial de Pinhal Novo, Associação de Idosos de Palmela, Santa Casa da Misericórdia de Palmela, Fundação Robert Kalley, Centro Social de Quinta do Anjo, Associação de Convívio para Idosos de Cabanas e Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Bairro Alentejano. 

Programa:
Dia 24 de outubro | Nave do Mercado

10h00 | Abertura da Feira
10h00-12h00 | Ação sobre “Vacinação contra a gripe”
Agrupamentos Centros Saúde Arrábida
UCCP – Unidade Cuidados na Comunidade Palmela
11h00 | Ginástica
Fundação COI
11h30 | Grupo Coral
Santa Casa da Misericórdia de Palmela

Dia 25 de outubro | Nave do Mercado
10h00-12h00 | Ação sobre “Uso responsável do medicamento”
Agrupamento Centros Saúde Arrábida
UCCP – Unidade Cuidados na Comunidade Palmela
11h00 – Grupo Musical
Gente Boa, de Pinhal Novo
11h15 – Grupo Coral
União Social Sol Crescente da Marateca
Centro de Recursos para a Juventude de Pinhal Novo (CRJ)
11h30 | Ciclo de Conversas “Pensar com…Mercado da Cidadania”

Devolução de resultados da 1.ª edição do Mercado a Cidadania 2016. Debate e apresentação de propostas para a 2.ª edição do Mercado da Cidadania a realizar em 2018.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela

Comentários