Feira de Caça, Pesca e Ar Livre em Grândola

Fim de Semana dedicado às atividades de ar puro 

A 3ª edição da Ar Puro, decorre de hoje a domingo, no Parque de Feiras e Exposições de Grândola. O evento combina aventura, ecoturismo, turismo de natureza, actividades culturais e gastronomia. “Contribuir para reverter a sazonalidade no turismo e cativar pessoas para o nosso concelho, que possam favorecer a economia, restauração e hotelaria, prolongando o turismo de sol e praia” são os principais objectivos desta edição da Ar Puro – Feira de Caça, Pesca e Atividades ao Ar Livre, como explicou António Figueira Mendes, presidente da Câmara de Grândola, na apresentação do evento, a bordo da embarcação Tina G, que fez a travessia da Península de Setúbal até Tróia. O evento espera receber cerca de oito mil pessoas e trata-se de um investimento de oito mil euros da autarquia. Em simultâneo decorre, em seis restaurantes do concelho, a Semana Gastronómicas da Caça.
Ar Puro decorre até domingo em Grândola 

Cinco mil visitantes são esperados este fim de semana em Grândola para a terceira edição da “Ar Puro”, que abre portas ao público na próxima sexta-feira, às 17 horas, no Parque de Feiras e Exposições, com um programa dedicado às atividades ao ar livre e que combina aventura, ecoturismo, turismo de natureza, desporto, gastronomia e animação.
Durante os três dias do certame, em permanência no recinto, cerca de 50 stands promovem com exposição e venda de artigos, os principais segmentos da Feira: caça, pesca e desporto de natureza. Pela 1ª vez, e porque este é um certame direccionado para todas as idades, os mais pequenos podem divertir-se num grande parque de insufláveis que vai estar instalado no recinto. Para os mais radicais, há slide e parede de escalada.
De acordo com António Figueira Mendes, em comparação com o ano passado, haverá mais expositores relacionados com a pesca e “pela primeira vez, vamos inaugurar a observação de aves, na Lagoa de Melides e em ligação com o concelho de Sines vamos organizar provas de surf, o Alentejo Surf Longboard Cup 2017”. Além disso haverá animação diversa ao longo dos três dias do certame, “com grupos corais, bombos e um conjunto de actividades culturais, mantendo sempre as características inerentes à feira”, sublinhou o autarca de Grândola. 
O programa começa na sexta-feira  e,  nesse dia, o bilhete é gratuito. No sábado e no domingo, o bilhete custa 1,50 euros (diário), mas se os visitantes optarem por ir nos dois dias ficará apenas a um euro.
No sábado, 7, às 7h30 irá decorrer a Prova de Stº Huberto (Zona de Caça Turística das Barradas da Serra), no Campo de Treino Provisório do Monte da Várzea. Por volta das 9h começa o passeio Bio Melides, com concentração na praia de Melides e na Pista de Santa Margarida do Sado irá decorrer o Open de Pesca de Rio e às 14h30, um torneio de tiro aos pratos, no Monte da Moitinha. No mesmo dia, às 17h15 está marcada uma corrida de galgos e um concurso de podengos, no Parque de Feiras e Exposições da vila.
No domingo, 8, a Praia do Carvalhal vai acolher a Surfcasting em duplas, entre as oito e o meio-dia e às 15 horas é a vez do Mini Wild Boar Race.

Investimento de oito mil euros para trazer cinco mil visitantes 

O número de visitantes rondará os cinco mil e o investimento da Câmara de Grândola é cerca de oito mil euros. Aos jornalistas o presidente afirmou “que este investimento tem por base o desenvolvimento económico do Concelho e é visto não como uma despesa, mas uma mais-valia, onde é possível trazer mais riqueza, quer para a hotelaria, quer para a restauração local, assim como promoção e conhecimento do nosso turismo durante todo o ano.” O “Grândola Aventura” é um bom exemplo disso mesmo. “Na sua décima edição, mobiliza interessados de todos os pontos do país, mas também a nível internacional, onde contamos com a presença de espanhóis e franceses”.
O Concelho de Grândola teve um crescimento ao nível da procura, durante este ano de 2017, comparativamente a anos anteriores, e pretende continuar a melhorar a oferta, para que os investimentos que se iniciaram, nomeadamente ao nível do imobiliário e empreendimentos ligados ao turismo, possam nos próximos dois anos, criar mais postos de trabalho no Concelho. Figueira Mendes conclui “ há muito trabalho que temos a fazer e contribuir para formar profissionalmente os candidatos a trabalhar nestes projectos”.
Os jornalistas abordaram a questão do Concelho de Grândola ter sido nomeado aos Prémios “Mais Alentejo”, em 4 categorias, tendo António Figueira Mendes referido “que foi com grande satisfação que viu o Hóquei Clube de Grândola subir à primeira divisão e ser campeão Nacional da segunda divisão, sendo por isso a nomeação um mérito desse pequeno clube, que tem gente de coração grande e que conseguiu essa façanha que nos orgulha a todos. Assim como está de parabéns o “Sublime - Comporta”, que se encontra nomeado na categoria de “Turismo Rural e Mais Chefe” e a iniciativa do Município, “Rota das Tabernas”, na categoria “Mais Sensação” que há mais de vinte anos perdura no Concelho e que com grande esforço continua a existir, porque se pretende manter os estabelecimentos que subsistem nas aldeia recônditas, não só por questões paisagísticas, mas por motivos de coesão social e de diversidade, evitando assimetrias no nosso Concelho”.

Semanas Gastronómicas da Caça até domingo 
Açorda de coelho, lebre com feijão branco, passarinhos fritos, alheira de caça com arroz de cogumelos. Já temos a sua atenção? Ótimo. Agora é pegar no carro e ir até Grândola já que tem até domingo para provar os melhores pratos de caça do Alentejo. O município recebe uma nova edição das Semanas Gastronómicas.
Até domingo, 8 de Outubro, são seis os restaurantes de Grândola que se associaram ao evento e vão apresentar muitas sugestões preparadas à base da caça. 
Há coelho bravo frito no A Coutada, javali em molho no Café do Zuca, peito de perdiz com frutos do bosque no Flor de Sal, perdiz recheada no Sabores da Praça, feijoada de lebre no Taberna d’Vila, ou massinha de pombo no Taberna Justense.
Em alguns dos espaços é necessária reserva. Esta semana gastronómica está inserida na Ar – Puro, a Feira de Caça, Pesca e Atividades ao ar livre que decorre de 6 a 8 de Outubro no Parque de Feiras e Exposições de Grândola.

Agência de Notícias 

Comentários