Escola Básica Vale da Amoreira vence projecto EDP

 ‘Dar asas ao conhecimento: fazer acontecer’  convenceu júri 

A Escola Básica Vale da Amoreira, na Moita, foi uma das três vencedoras, a nível nacional, do segundo desafio do projecto EDP ‘Tagga o teu futuro’. A iniciativa envolveu milhares de alunos, dos 12 aos 18 anos,  e centenas de escolas de todo o país, que visa promover a mudança na sociedade para uma maior diversidade e inclusão. ‘Dar asas ao conhecimento: fazer acontecer’ foi o projecto apresentado pela escola do Vale da Amoreira, considerado um dos de maior impacto com soluções mais criativas
Alunos do Vale da Amoreira com projeto inovador 

Na iniciativa que envolveu milhares de alunos de centenas de escolas de todo o país, o estabelecimento de ensino do Vale da Amoreira destacou-se, conseguindo vencer com o projecto ‘Dar asas ao conhecimento: fazer acontecer’ e vai agora convidar profissionais das áreas de interesse dos alunos para sessões práticas e troca de experiências.
Os dois outros projectos vencedores, apurados no final do ano lectivo, foram os do Centro de Educação Integral, em São João da Madeira, e do Externato Cooperativo da Benedita em Alcobaça. Os vencedores vão receber o apoio da EDP e da Inspiring Future, além da mentoria do músico Jimmy P, na implementação dos respectivos projectos.
Na sexta-feira, 20, realizou-se o encontro das escolas vencedoras do segundo desafio do projecto na sede da EDP, que contou com a presença de cerca de 150 alunos e professores das escolas premiadas, Margarida Pinto Correia da Fundação EDP e Jimmy P, embaixador do projecto.
Recorde-se que, na primeira fase do projecto, os jovens foram convidados a assinalar no site [taggaoteufuturo.edp.pt] qual a sua profissão de sonho sem barreiras nem preconceitos, sendo que as escolas com mais ‘tags’ receberam um concerto do Jimmy P.
“Desde o arranque deste projecto tem sido visível o entusiasmo dos jovens – as gerações de futuro – em torno de causas que lhe são próximas. Na EDP queremos espoletar uma cidadania activa, despertar consciências para a necessidade de uma mobilização efectiva para que todos, independentemente da sua origem, condição social e género, possam ter oportunidades iguais”, explicou João Tavares, diretor Adjunto de Recursos Humanos da EDP, responsável pela área de Diversidade e Inclusão.
“Foi esse o nosso objectivo desde a primeira hora: desafiar os jovens a terem um papel positivo para a mudança de mentalidades, desta forma dando o seu contributo para uma sociedade mais inclusiva”, concluiu o responsável.
O projecto EDP ‘Tagga o Teu Futuro’, lançado em Março com o músico Jimmy P como mentor, envolveu milhares de alunos de centenas de escolas de todo o País. Na segunda fase do desafio, em parceria com a Associação Inspiring Future, uma equipa da EDP deslocou-se ao terreno para mobilizar os alunos a debater em contexto de aula as limitações das suas inspirações profissionais e a reflectir sobre possíveis soluções, identificando os recursos necessários para o efeito. 

Agência de Notícias 

Comentários