Casa aberta em aniversário da Cultura em Setúbal

Quinto aniversário da Casa da Cultura leva festa à cidade 

A Casa da Cultura, em Setúbal, assinala o quinto aniversário com um programa especial, gratuito, a dinamizar entre os dias 4 e 8 de Outubro, com concertos, espetáculos cénicos, exposições, literatura e atividades para as crianças. A celebração, organizada pela Câmara de Setúbal com o apoio das instituições que exploram espaços neste equipamento cultural, começa no dia 4 com “Curtas de Teatro Fora de Portas”, uma mostra cénica com microespetáculos em três áreas distintas da Casa da Cultura. Visitas guiadas ao equipamento cultural inaugurado a 5 de Outubro de 2012, a par de atividades lúdicas e artísticas no Espaço das Artes são algumas das propostas para estabelecimentos de ensino do pré-escolar e do ensino básico. 
Casa da Cultura abriu há cinco anos 

“Uma mulher à janela ou a carta do corcunda”, no Salão Nobre, “Guarda-chuvas de chocolate”, na Sala José Afonso, e “Nu palco”, no foyer do segundo piso, são as peças apresentadas nesta iniciativa, com lotação para apenas 15 pessoas, em sessões às 19, 21 e 22 horas. As reservas são feitas junto da Casa da Cultura, através do número 265 236 168 ou do endereço casacultura@mun-setubal.pt.
No dia 5, destaque para “Contador de Sons”, instalação composta por 42 gavetas, patente das 15 às 23 horas, que explora diferentes sons e materiais a partir do instrumento musical coletivo criado em 2013 na oficina “Das gavetas nascem sons”, por Henrique Fernandes.
Madeira, borracha, plástico e cartão são alguns dos materiais sonoros que podem ser explorados nas mais de quatro dezenas de gavetas do instrumento musical coletivo, criado e pensado para a utilização de todos, de miúdos a graúdos, que continua na Casa da Cultura no dia 6, das 10 às 17 horas. 
No dia 5 há ainda, às 16 horas, no Artes Café, a apresentação da edição filatélica comemorativa do quinto aniversário da Casa da Cultura e a inauguração das exposições fotográficas de João Bordeira e Graça Ezequiel, respetivamente às 17 horas, na Sala Anexa, e às 19 horas, na Galeria de Exposições.
O final da noite de dia 5 reserva o concerto "Blues Brother", com o músico e artista plástico Zoran, que apresenta em Setúbal o projeto Z-Minor Loop Breaker - one man band, uma homenagem em formato muito pessoal ao mundo dos blues. O espetáculo, no Artes Café, tem início às 21 horas.

A casa das muitas culturas 
A música continua a 6, primeiro com o cante alentejano do Grupo Coral dos Operários Mineiros de Aljustrel, às 21h30, pelos espaços comuns da Casa da Cultura, a que se segue, às 23 horas, no Artes Café, um concerto para duas guitarras com Diogo Esparteiro e Diogo Parafina, músicos que formam os Royal Bermuda.
“A República e os Operários (A greve geral de 1912)”, livro de autoria de Álvaro Arranja, é apresentado, a par de um exposição bibliográfica sobre o mesmo tema, no dia 7, às 15 horas, na Sala José Afonso. Depois, às 22 horas, na Sala José Afonso, há um tributo a Zeca Afonso, com Márcio Pinto na marimba e Catarina Anacleto no violoncelo.
No dia 8, o programa comemorativo inclui, às 11 horas, na Sala José Afonso, “Viagem pela Disney com o Saxofone”, concerto didático para crianças, com lotação para vinte participantes, pela saxofonista Marisa Borralho, no qual revisita alguns dos temas mais populares do universo Disney. Iniciativa mediante reserva pelos contactos da Casa da Cultura.
Neste dia, à tarde, há “Saia de Roda”, espetáculo para toda a família com início às 15 horas, na Sala José Afonso, em que Ana Lúcia Palminha e Suzana Branco inventam uma festa e, juntamente com o público, exploram objetos, pequenas histórias, sons e movimentos de roda. Iniciativa carece de reserva na Casa da Cultura.
No âmbito do quinto aniversário da Casa da Cultura, com programa organizado em parceria com a Associação José Afonso, Centro de Estudos Bocageanos, Artiset e Sociedade Musical Capricho Setubalense, realizam-se ainda atividades direcionadas para as escolas do concelho.
Visitas guiadas ao equipamento cultural inaugurado a 5 de Outubro de 2012, a par de atividades lúdicas e artísticas no Espaço das Artes são algumas das propostas para estabelecimentos de ensino do pré-escolar e do ensino básico. As inscrições devem ser feitas pelo endereço geral.artiset@gmail.com.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

Comentários