Associação NÓS celebra 35 Anos no Barreiro

Associação celebra 35 Anos com Exposição itinerante em Setúbal até 31 de Outubro

O Instituto de Segurança Social tem patente desde 18 de Outubro, no edifício-sede do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal, a exposição ‘Nós Fazemos Lugar’, uma mostra inovadora e itinerante, enquadrada no 35º Aniversário da Associação Nós. "O Instituto de Segurança Social. consolida-se, assim, como mais um Parceiro a 'Fazer Lugar' com a adesão a este projeto", refere a Associação Nós em comunicado enviado à Agência de Notícias. Refira-se ainda que no dia 21 de Outubro ficou marcado pelo lançamento da Mascote da Nós, apresentada pela madrinha da associação, Isabel Angelino, momento integrado no evento de angariação de fundos "Cante p’ra NÓS" que decorreu no Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira. 
Segurança Social de Setúbal recebe exposição dos 30 anos da Nós 

O apontamento de inauguração e enquadramento da exposição ‘Nós Fazemos Lugar’ realizou-se no dia 19 de Outubro, no âmbito da ‘Semana do Instituto de Segurança Social.’ (dinamizada de 16 a 20 de Outubro), uma iniciativa interna daquele organismo. à qual o Centro Distrital de Setúbal se tem aliado ativamente procurando “promover anualmente um leque de iniciativas que garantam o envolvimento e a participação dos seus trabalhadores”, reconhecendo o seu papel e importância na organização.
Segundo Natividade Coelho, Diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal, a exposição ‘Nós Fazemos Lugar’ “enquadra-se oportunamente entre as atividades distintas dinamizadas no âmbito da ‘Semana do Instituto de Segurança Social’” que visam contribuir para a motivação e fomento do espírito de equipa.
“Esta é uma Semana virada para dentro, sendo uma forma de nós, cá dentro - que tão assoberbados estamos de trabalho -, conseguirmos perceber melhor aquilo que as instituições parceiras fazem também para se mostrar à sociedade, vendo e vivenciando as suas experiências”, realçou Natividade Coelho valorizando a “tónica na cooperação” entre parceiros ao recordar que Setúbal continua a ser “um dos distritos do país com menor cobertura ao nível de respostas na área da deficiência”.

Os 35 anos da Nós
Refira-se que a exposição ‘Nós Fazemos Lugar’ baseia-se num projeto criado pela Nós de celebração dos seus 35 anos, através do qual a Associação pretende ultrapassar os preconceitos em torno da inclusão social de pessoas com deficiência e em situação de desvantagem social. Segundo Humberto Candeias, membro da Direção da Nós, essa é a razão pela qual cada cadeira recriada e transformada “se associa à história de inclusão de uma pessoa apoiada pela Nós, ilustrando o papel-chave dos parceiros envolvidos nessa missão de cidadania”.
“Este projeto está alinhado com a essência do nosso trabalho e a visão de viver uma sociedade sustentada, plural e assente na relação com os outros. Estas cadeiras de carácter único levam-nos para a vida das pessoas e, assim, sentimos a importância do que fazemos. Os parceiros são críticos para poder haver, de facto, inclusão”, destacou Humberto Candeias.
Recorde-se que a exposição foi inaugurada no dia 4 de Junho, no Terminal Fluvial do Barreiro, numa cerimónia considerada pelos presentes como um momento de valorização das parcerias e do trabalho feito em conjunto em prol da inclusão de todas as pessoas na vida em comunidade.

Isabel Angelino apresentou Mascote da Associação Nós
Isabel Angelino com a nova mascote da Associação Nós 
O dia 21 de Outubro ficou marcado pelo lançamento da Mascote da Nós - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, momento integrado no evento de angariação de fundos "Cante p’ra NÓS" que decorreu no Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira. Isabel Angelino, Madrinha desta Instituição, apresentou ao público a Mascote que assinala os 35 anos da Nós e desafiou os presentes a participarem na eleição do seu nome.
Até ao dia 7 de Novembro, o Concurso via Facebook para a eleição do nome da Mascote da Associação Nós vai estar a decorrer e todos podem participar. As regras de participação neste concurso podem ser conhecidas na Página de Facebook da Nós num evento criado para este fim com o nome 'Concurso ‘Mascote da Nós’!' e resumem-se a como poder deixar a sua sugestão.
Isabel Angelino, Madrinha da Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, apresentou a Mascote desta Associação assim como apresentou o espetáculo de angariação de fundos que decorreu no último sábado, numa tarde dedicada ao Cante Alentejano. O evento contou com a atuação dos grupos convidados ‘De Moda em Moda’, ‘Seara Nova’ e ‘Unidos do Lavradio’, bem como com a atuação da jovem acordeonista Milene Pratas.
Para a organização deste evento dinamizado pela Equipa de Angariação de Fundos da Nós, a Associação contou com o apoio da Câmara da Moita, da União de Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, do Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira, do Município de Viana do Alentejo, do Portal Compra Solidária, do designer gráfico Milton Duarte e do projeto ‘Music4Life’.

Agência de Notícias com Associação Nós  

Comentários