Mar inspira semana de experiências em Setúbal

Cidade recebe semana do mar até domingo 

Visitas aos navios Sagres, Creoula, Santa Maria Manuela e Vera Cruz, veleiros ao luar com street food e música, passeios de barco e um seminário integram, até 8 de Outubro, a Semana do Mar Setúbal 2017. O evento, uma organização conjunta da Câmara sadina e da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, volta a "celebrar a crescente relação da cidade com o rio, constituindo um fator de desenvolvimento do turismo na região e um oportunidade de divulgação de atividades relacionadas com a denominada economia azul", explica a Câmara de Setúbal. 
Navio Escola Sagres será uma das atrações em Setúbal 

O seminário “Setúbal, Porto e Cidade – Crescer em Conjunto”, no dia 3, a partir das 9h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, dá início ao programa de atividades da Semana do Mar 2017, que decorre ao longo de seis dias, com a colaboração da Aporvela e da Marinha Portuguesa e de outros parceiros, como associações náuticas, culturais e outras entidades relacionadas com a economia do mar.
Igualmente no dia 3, a partir das 15 horas, realiza-se a visita “Centro Histórico de Setúbal e Cultura Marítima”, atividade de participação gratuita com inscrições pelo telefone 265 239 365.
No dia seguinte, a  4 de Outubro, o Fórum Municipal Luísa Todi recebe, às 21h30, um concerto da Banda da Armada, com direção do comandante Délio Gonçalves, espetáculo aberto ao público mediante levantamento de convite – no máximo dois por pessoa – na bilheteira da principal sala de espetáculos setubalense.
As atividades do terceiro dia da Semana do Mar 2017, a 5, começam com o leilão tradicional de pescado “Do Mar à Voz”, às 15 horas, no edifício da DocaPesca.
No mesmo dia arranca, no Cais 2, “Veleiros ao Luar: Street Food & Music”, iniciativa que se realiza a 5, das 17 às 24 horas. Repete, nos dias 6 e 7, das 10 às 24 horas, e 8, até às 13 horas. A animação musical está presente, das 21h30 às 23h30, no evento que decorre à beira-rio.
As atenções ficam igualmente centradas no Cais 2, no dia 5, com a chegada do navio-escola Sagres, embarcação emblemática da Marinha Portuguesa que está aberta a visitas públicas, das 20h30 às 23 horas, e, no dia seguinte, a 6, a grupos escolares, das 10 às 17 horas. 

Visitas a barcos históricos e batismos de mar 
Visitas públicas aos navios Creoula, Santa Maria Manuela e Vera Cruz estão também disponíveis nos dias 6, das 16 às 23 horas, e 7, entre as 10 e as 23 horas, dia em que também pode ser visitado o Sagres.
A Semana do Mar Setúbal 2017 proporciona ainda passeios de barco no rio Sado em embarcações tradicionais, nos dias 5, 6 e 7, com saídas às 10h30 e às 14h30. A iniciativa, gratuita, tem inscrições no sítio www.visitsetubal.com.pt. Mais informações pelo telefone 265 545 010.
Batismos de mar numa lancha de fiscalização rápida da Marinha Portuguesa, nos dias 6 e 7, das 10 às 18 horas, com inscrições no stand da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra instalado no Cais 2, fazem igualmente parte do programa. 
Nestes dois dias há ainda experiências náuticas e batismos de mar, entre as 10h30 e as 16 horas, mediante inscrições em www.biocenter.pt. Para mais informações deve ser contactado o número 969 455 033.
No dia 7, realizam-se uma regata, às 15 horas, e um espetáculo de fogo de artifício, às 22 horas. 
A largada dos navios Sagres, Creoula, Santa Maria Manuela e Vera Cruz no último dia da Semana do Mar 2017, a 8, às 10h30, encerra com encanto o programa de atividades.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

Comentários