Setúbal chega ao top da atratividade nacional

Cidade está no top 10 do ranking de desempenho económico

Setúbal foi avaliado como um dos municípios mais apelativos do país para viver, visitar e investir, ao ascender ao Top 10 do Portugal City Brand Ranking 2017, estudo independente que avalia a atratividade dos concelhos com base em dados factuais. Nesta quarta edição do estudo, Setúbal consolidou o crescimento global registado nos últimos anos, depois de ter ocupado a 13.ª posição do ranking nacional nas edições de 2014 e 2015 e a 11.ª, na de 2016, ascendendo agora ao 10.º lugar.
Setúbal  é das melhores cidades para se viver, visitar e negociar 

O Portugal City Brand Ranking, estudo realizado pela Bloom Consulting, empresa especializada em estratégias de branding de países, regiões e cidades, divulga também classificações de atratividade à escala regional, com Setúbal a consolidar a 5.ª posição na tabela referente à região de Lisboa, tabela, essa, liderada pela capital do país e constituída por 18 municípios.
O estudo desenvolvido pela Bloom Consulting escrutina a performance de marca de cada um dos 308 municípios portugueses em áreas relacionadas com turismo, investimento e qualidade de vida, com os resultados a serem apurados a partir de uma análise baseada em dados quantitativos estatísticos e digitais.
A empresa de consultoria aplica métodos e ferramentas de investigação que permitem medir e quantificar claramente, de forma tangível, a atratividade dos municípios perante os respetivos públicos-alvo.
Em vez de recorrer a níveis de perceção ou índices de felicidade e inquéritos de opinião públicos, a Bloom Consulting realiza uma recolha e análise exaustivas de dados estatísticos sobre as prestações económicas, turísticas e sociais de cada concelho.
Por acréscimo, analisa as pesquisas online feitas pelos cibernautas sobre cada concelho, bem como a performance das respetivas páginas oficiais de internet e redes sociais dos municípios.
Dentro de uma das três grandes categorias analisadas no estudo, Setúbal subiu dois lugares face a 2016 no que toca a “Negócios”, ocupando agora a 13.ª posição do ranking nacional em relação à atratividade de captação de investimento.
Na categoria “Visitar”, correspondente à atratividade turística, Setúbal desceu duas posições em relação à última edição do estudo, ocupando agora a 16.ª posição enquanto na categoria designada “Viver”, referente à atratividade da qualidade de vida, o concelho sadino caiu apenas um lugar face ao resultado obtido na edição anterior do estudo e encontra-se no 14.º posto.
Lisboa, de resto, é o concelho que lidera os rankings gerais regional e nacional, posição que mantém desde a primeira edição do estudo, realizada em 2014.
Do top 10 do ranking geral de 2017 fazem parte, depois de Lisboa, Porto e Cascais, os concelhos de
Braga, Coimbra, Sintra, Funchal, Oeiras, Faro e Setúbal.
O Portugal City Brand Ranking analisa o sucesso dos 308 municípios portugueses e o desempenho relativo entre eles na captação de novos investidores, turistas e novos residentes, segundo variáveis como dados estatísticos, procura, pesquisas ‘on-line’ que tiveram como objeto o município em causa e desempenho ‘on-line ‘através dos ‘sites’ e redes sociais de cada município.
Saiba aqui onde está o seu município no ranking nacional para viver, visitar e fazer negócios.


Agência de Notícias com Câmara de Setúbal
Leia outras notícias do dia em 

Comentários