Dá um Gosto ao ADN

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Sesimbra recebe mais uma edição da Feira do Mel

Maior feira de mel do distrito arranca sexta feira no Cabo Espichel

Entre 25 e 27 de Agosto, o Cabo Espichel, em Sesimbra, volta a acolher a ZimbraMel – Feira do Mel da Península de Setúbal, uma das mais importantes feiras do género realizadas em Portugal e onde se transacionam, normalmente, cerca de seis mil quilos de mel por edição. Doçaria regional, queijos, produtos biológicos e naturais e artesanato estão também à venda na feira, que inclui sempre no programa espetáculos musicais e um espaço destinado aos mais novos. Milhares de pessoas visitam, todos os anos, o certame, que se realiza desde 1999. O certame decorre no recinto da Casa da Água, no Cabo Espichel, de sexta a domingo, das 10 às 21 horas. 
Zimbramel começa esta sexta-feira em Sesimbra 

O certame, que é um dos maiores eventos da região na área da apicultura, volta a reunir vários produtores de mel. Para além dos produtos da apicultura a feira conta com stands de doçaria, queijo da Azoia, produtos regionais, artesanato e um espaço infantil com atividades para os mais novos. O programa é preenchido com um colóquio sobre apicultura, concurso de mel e animação musical.
No local vai estar ainda presente uma exposição da Câmara de Sesimbra, que dá destaque a algumas das principais intervenções realizadas na freguesia nos últimos anos, entre elas a reabilitação da Casa da Água, da sua envolvente e a proposta da autarquia para a reabilitação das alas do santuário, bem como as obras de valorização do Castelo de Sesimbra, as pavimentações, o saneamento da Azoia-Pinheirinhos, e os projetos de construção de percursos pedonais na freguesia, no âmbito do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, do canil e gatil, ou do novo tribunal.
O certame, diz a Câmara de Sesimbra, "conta com a participação de dezenas de produtores de mel, produtos naturais e alimentares e artesãos locais, que vão divulgar e comercializar os seus artigos, dando a conhecer o que de melhor se produz no concelho de Sesimbra e na região de Setúbal". 
Para além do mel, é possível encontrar outros produtos derivados da atividade apícola, como a cera, o propólis ou os favos. Doçaria regional, queijos, produtos biológicos e naturais e artesanato estão também à venda na feira, que inclui sempre no programa espetáculos e um espaço destinado aos mais novos.
A ZimbraMel, que ao longo dos anos se tem revelado um sucesso e que marca o calendário nacional da apicultura, promete "voltar a atrair centenas de visitantes ao magnífico cenário que proporciona o Cabo Espichel", refere a autarquia.
A autarquia assegura aos visitantes transporte gratuito de Sesimbra para o Cabo Espichel, a partir do terminal rodoviário, às 10h30 e às 15h30, e do Cabo Espichel para Sesimbra, às 12h30 e às 19h30 horas. A entrada é gratuita.
A ZimbraMel é organizada pela Câmara Municipal de Sesimbra, Junta de Freguesia do Castelo e Associação de Apicultores da Península de Setúbal.

Um pouco de História...
O Castelo de Sesimbra abriu, pela primeira vez, as portas à ZimbraMel em 1999 com o objetivo de divulgar a apicultura, atividade em crescimento no concelho e na Península graças às condições naturais oferecidas pela região.
"Grande parte do mel produzido na região provém de plantas selvagens como o alecrim, o rosmaninho e o tomilho que, por não estarem sujeitas ao uso de pesticidas, garantem um produto de qualidade", diz fonte da autarquia de Sesimbra.
Começou no Castelo, classificado como Monumento Nacional, a ZimbraMel depressa assegurou um lugar de destaque entre os eventos do género quer em Sesimbra quer no país. No ano passado, a maior feira de mel da região de Setúbal mudou-se para recinto da Casa da Água, no Cabo Espichel. Por lá continua este ano.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra
Leia outras notícias do dia em 


0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010