Corredor Pedonal e Ciclável avança na Quinta do Conde

Corredor clicável liga Quinta do Conde aos concelhos do Barreiro, Palmela e Setúbal  

Entre o Cabeço do Melão, na freguesia de Quinta do Conde [Sesimbra] e "a fronteira com o concelho do Barreiro vai surgir um corredor pedonal, e em certas zonas, ciclável, que terá continuidade para os concelhos de Setúbal e Palmela pela estrada dos 4 Castelos e Barreiro, como forma de ligação à estação de caminhos de ferro", diz a Câmara de Sesimbra em comunicado. O grande objetivo deste projeto intermunicipal é "ligar o Tejo, o Sado, o Oceano Atlântico e a Serra da Arrábida, tendo em conta os principais interfaces de transportes, como as estações ferroviárias e marítimas, para permitir que os principais pontos da região sejam acessíveis, tanto de forma pedonal como de bicicleta", refere a autarquia de Sesimbra.  

Câmara de Sesimbra quer dinamizar uso da bicicleta no concelho 

A topografia da Quinta do Conde, maioritariamente plana, é favorável à criação de vias pedonais e cicláveis. Deste modo, o projeto desenvolvido "pretende estimular hábitos de deslocação, a pé ou de bicicleta, entre curtas distâncias e, ao mesmo tempo, incentivar o uso de transportes públicos, reduzindo a dependência do transporte individual", explica a Câmara de Sesimbra.
O que é proposto pela autarquia é a criação de um percurso contínuo, que ligará a zona sul da vila até à fronteira com o Barreiro, na EN10, e a partir daí prossiga até à estação ferroviária de Coina, com passagem pelo Parque da Vila, Parque da Várzea, Jardim do Pinheiro Manso, Polo de Leitura, Skate Parque, zona comercial da Cova dos Vidros e terrenos para onde está prevista a futura Escola Secundária e a Escola Básica do Conde 2.
"As soluções encontradas para criar esta rede passam pela construção de passeios, passadeiras e aproveitamento de percursos já existentes. Em alguns troços junto à Estrada Nacional 10, a solução passará por uma barreira de proteção ao nível da via ou por escadarias para ultrapassar obstáculos existentes", sublinha a autarquia.
Para além das vias que abrangem as candidaturas, "existem troços que serão suportados pelo orçamento do município, como o percurso entre a rotunda da Avenida de Negreiros e o Cabeço do Melão, no qual está a ser construído um Espaço Fitness que complementará o trajeto e responderá às muitas pessoas que utilizam esta zona para correr ou caminhar", realça a Câmara de Sesimbra. 

Requalificação da estrada dos 4 Castelos para ligação a Palmela e Setúbal
A estrada dos 4 Castelos, também conhecida como estrada “da Makro”, que liga a Quinta do Conde a Cabanas, no concelho de Palmela, passando pelo concelho de Setúbal, está também integrada no projeto de conexão territorial para a Península de Setúbal. O projeto inicia-se no concelho de Palmela, apanha um pequeno troço de Setúbal, e entra em Sesimbra a partir de uma nova rotunda de acesso ao Parque Ecológico da Várzea e Parque da Ribeira, no limite do concelho. Para além da construção da rotunda será feito o arranjo da via até ao nó desnivelado. O circuito pedonal e ciclável acompanha este troço até à rotunda do nó desnivelado e prossegue pela EN10 até ao concelho do Barreiro.
Esta proposta faz parte de um projeto intermunicipal, com candidatura ao Portugal 2020, para criação de uma rede pedonal e ciclável em toda a Península de Setúbal.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários