Primeiro-ministro anuncia Hospital do Seixal

António Costa esperado este mês no Seixal para anunciar arranque das obras 

O Primeiro-ministro deverá visitar o concelho do Seixal este mês para anunciar o arranque da construção do hospital no concelho. A informação foi avançada pelo presidente da Câmara do Seixal durante a reivindicação sobre a abertura, “urgente”, de uma unidade de saúde em Foros de Amora. O presidente da Câmara do Seixal, vê nesta intenção do Governo socialista, “boas notícias” para um município que para além de ser “carente em cuidados primários de saúde”, também “precisa de uma unidade hospitalar como frente avançada do Hospital Garcia de Orta”, em Almada.
O Hospital do Seixal ficará situado no Fogueteiro 

O Governo já se comprometeu com a construção do hospital no Seixal e, ainda em Julho, António Costa, deve estar no concelho para confirmar este equipamento. “Será uma visita para marcar a construção do hospital”, diz Joaquim Santos.
O presidente da Câmara do Seixal.vê nesta intenção do Governo socialista, “boas notícias” para um município que para além de ser “carente em cuidados primários de saúde”, também “precisa de uma unidade hospitalar como frente avançada do Hospital Garcia de Orta”, em Almada.
Para Joaquim Santos o hospital no Seixal “não só é vital” para as necessidades de saúde da população do concelho, como também para os concelhos de Sesimbra e mesmo de Almada que “deixará de ter um hospital sobrelotado”. 
Depois de tantos avanços e recuos, negociações e manifestações quanto à construção do hospital no Seixal, o presidente da autarquia acredita que agora será de vez. “Acredito que o hospital no nosso concelho seja mesmo construído. Este Governo tem tido uma atitude muito diferente do anterior - chefiado por Pedro Passos Coelho - também graças à correlação de forças políticas proporcionada pelas últimas legislativas”, sublinha o autarca do Seixal. 
Para além disso, a Assembleia da República, “com os votos contra da direita, já aprovou a construção do hospital no Seixal”, lembra Joaquim Santos que reafirma a confiança de que “o Governo irá cumpri com a sua palavra”. Mais ainda quando também o ministro da Saúde já afirmou que a construção deste equipamento “é urgente”.

Hospital estará vocacionado para os cuidados em ambulatório
O concelho é servido pelo Hospital Garcia de Orta, em Almada, que foi projetado para 150 mil habitantes e serve atualmente 450 mil, residentes nos concelhos do Seixal, Almada e Sesimbra. "Este equipamento encontra-se sobrelotado, com elevados tempos de espera nas urgências, consultas externas e nos exames complementares de diagnóstico", destaca Joaquim Santos.
O hospital no Seixal, um equipamento de proximidade, "irá permitir descongestionar o Hospital Garcia de Orta que, apesar de ser um hospital de referência, não tem recursos suficientes para responder a tantos utentes", sublinha o autarca.
O equipamento no concelho representa um investimento total de 60 milhões de euros. Será construído em terreno do Estado, no Fogueteiro, com o apoio da Câmara do Seixal através da isenção do pagamento de taxas municipais e a construção de acessos e infraestruturas, num valor próximo dos dois milhões de euros.
Estará vocacionado para os cuidados em ambulatório, com serviço de urgência básica 24 horas. Prevê a realização de consultas externas diferenciadas, com meios complementares de diagnóstico e terapêutica e exames técnicos em várias especialidades. 
Terá 72 camas, 60 de convalescença e 12 de cuidados paliativos, 23 especialidades e unidades de cirurgia em ambulatório, de apoio domiciliário e de medicina física e de reabilitação. 

População de Foros de Amora quer unidade de Saúde 
O Autarca esteve numa manifestação, onde autarcas e membros da comissão de utentes de saúde exigiram a construção da unidade de Saúde de Foros de Amora. Uma reivindicação com cerca de duas décadas, que tem terreno disponibilizado pela Câmara, mas aguarda ordem de construção desde há vários governos da República.
“A freguesia de Amora tem cerca de 50 mil habitantes e apenas um centro de saúde que recebe, para além dos seus utentes, também os munícipes das restantes freguesias que não têm médico de família”, conta o presidente da Câmara do Seixal. 
A vereadora da Saúde, Manuela Calado, sublinhou ainda que “a proximidade dos utentes com os serviços de saúde é fundamental porque sem estes não existem oportunidades de desenvolvimento”.
Com a construção do Centro de Saúde de Corroios já assinada entre a autarquia e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a Comissão de Utentes de Saúde espera que a unidade de Foros de Amora também tenha luz verde do Governo.
“O centro de saúde de Amora atende também os utentes sem médico de família que pertencem a outras freguesias do concelho”. Ou seja, são cerca de "15 mil pessoas que esta unidade tem de receber para além dos seus próprios utentes", realçou José Sales, da Comissão de Utentes.

Agência de Notícias 

Comentários